O que é Penhor industrial e mercantil e como fazer?

Por Redação IQ 360

penhor-industrial-e-mercantil-o-que-e-como-fazer

Penhorar um bem ou elementos de uma atividade econômica exercida por um proprietário rural ou industrial é uma modalidade bastante específica dentro de um sistema financeiro que trabalha com empréstimos com algum tipo de garantia. Para as pessoas comuns, o penhor de joias é o mais corriqueiro. No entanto, existem outros tipos de penhor que abarcam as atividades do setor primário e terciário da economia, ampliando as possibilidades de crédito em grande escala e com uma enorme movimentação de recursos.
Em outras palavras, para que o penhor seja uma possibilidade de acesso ao crédito, ele também pressupõe a existência de uma dívida que deverá ser quitada em prazo determinado para a financeira que vai conceder o empréstimo.
Confira os apontamentos dos especialistas para esse tipo de penhor mais específico:

Vantagens do Penhor Industrial e Mercantil

Assim como o empréstimo com garantia de imóvel ou ainda o refinanciamento de veículos, o Penhor Industrial e Mercantil pressupõe que o devedor vai apresentar itens referentes à atividade industrial como garantia de que a dívida que ele adquiriu junto a um banco ou instituição financeira será paga. Caso contrário, o patrimônio será tomado pelo credor. Com isso, as taxas de juros são mais baixas, deixando essa modalidade de crédito mais atrativa.

O que pode ser entregue

Nessa modalidade, o empresário tem a possibilidade de fazer o penhor de suas máquinas, aparelhos industriais, materiais que constituem o produto da sua fábrica e os seus instrumentos, eventuais animais utilizados na indústria, sal e bens destinados à exploração de salinas, produtos de suinocultura ou outros animais destinados à industrialização de carnes e derivados, matérias-primas e/ou produtos industrializados.

Armazenamento e vistoria

Para que o banco ou instituição financeira possam aceitar a atividade como um penhor, poderá haver uma vistoria na fábrica e os armazéns onde a mercadoria estiver depositada também poderão ser itens de penhor para ampliar o acesso ao crédito. Quanto maior for o estoque desse industrial, melhores as condições para que o crédito seja mais volumoso e aprovado com rapidez.

Formalização do Penhor Industrial e Mercantil

Para que essa modalidade de empréstimo por garantia seja válida, é preciso que o Penhor Industrial e Mercantil seja formalizado em um Cartório de Registro de Imóveis na região em que está localizada a propriedade ou a fábrica. Somente depois disso o mutuário poderá apresentar o penhor como garantia.