Por que o meu pedido de empréstimo não foi aprovado?

Por Redação IQ 360

emprestimo-nao-aprovado

Conseguir a aprovação de um empréstimo, seja ele para crédito pessoal, consignado, com garantia de imóvel, refinanciamento de veículo ou outra modalidade, não é uma tarefa tão simples. Muitas variáveis são levadas em consideração e, às vezes, pequenos detalhes podem fazer toda a diferença. Quem já recebeu uma resposta negativa de um banco ou financeira sabe que não basta ter o nome limpo na praça, embora isso seja um fator fundamental.
Confira algumas dicas dos especialistas:

Análise do CPF

Ao receber uma solicitação de crédito, o primeiro passo dos bancos e instituições financeiras é fazer uma consulta do CPF do cliente nos bancos de dados do Serasa e do SPC. Com isso, eles conseguem verificar se o consumidor está com o nome sujo e o CPF negativado. Ou seja, mesmo que ele tenha um histórico de bom pagador, se a situação atual é de inadimplência, as chances de que o empréstimo seja aprovado são remotas. E se o crédito for aprovado, isso servirá de argumento para que os bancos cobrem uma taxa de juros mais alta do que se o CPF estivesse limpo, precavendo-se dos riscos que esse cliente representa.

Score alto

Além de avaliar o CPF, os bancos verificam o Score desse cliente. Isto é, qual é a nota que ele possui no banco de dados da Serasa Score. Pela ferramenta, a pontuação vai de 0 a 1.000, mostrando as reais chances do cliente de pagar suas contas dentro do prazo estipulado pelo credor. Portanto, esse indicador mostra qual é a tendência do cliente de honrar com os seus compromissos. Quanto maior é o Score, melhor é a classificação desse consumidor.

Informações desatualizadas

Manter os seus dados atualizados no banco em que você tem uma conta corrente é importante até mesmo para fazer um empréstimo. E não basta apenas ter o RG e o CPF devidamente informado. A sua faixa de renda real também é um dado essencial para os bancos fazerem a análise do seu perfil de bom pagador, mostrando que poderá honrar com a dívida do empréstimo caso ele seja aprovado. Se houver qualquer tipo de divergência nos dados, isso também pode bloquear a sua aprovação no sistema automaticamente.

Valor do empréstimo

Por último, mesmo que o seu nome esteja limpo, se o valor solicitado para o empréstimo for muito alto, é possível que ele seja recusado. Uma das hipóteses é a própria diminuição do crédito no mercado em tempos de crise econômica. Em alguns momentos do país, os bancos simplesmente limitam o crédito e passam a aprovar somente quantidades muito pequenas. ]
Para saber suas chances de aprovação de crédito, você pode usar o comparador de Empréstimo do IQ360. De acordo com suas respostas, nosso indicador mostra a sua porcentagem de aprovação e pode até ajudar você a aumentar esse índice.