Quais os documentos necessários para pedir um empréstimo pessoal?

Por Redação IQ 360

documentos-emprestimo

Se o empréstimo pessoal é a melhor modalidade para o seu perfil e você já analisou outros bancos e instituições financeiras em termos de taxas de juros e número de parcelas, é hora de providenciar os documentos necessários. Confira a lista da documentação:

RG

O RG é o documento de identificação mais utilizado em qualquer negociação de empréstimo, e não apenas na modalidade de empréstimo pessoal. No entanto, se você possui outro documento com foto e que contenha o número do seu RG, ele também poderá servir para a análise da maioria dos bancos e instituições financeiras, tais como: Passaporte, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), ou ainda carteira de algum órgão de classe profissional, como OAB ou CRM. Importante lembrar que nenhum deles pode estar vencido. O RG deixa de ser aceito pelos bancos se foi emitido há mais de dez anos.

CPF

Como a aprovação do empréstimo depende da análise do perfil do cliente nos bancos dos órgãos de proteção ao crédito, o CPF é o principal documento a ser apresentado. Porém, não é necessário levar o cartão original. Se o seu RG já contém o número do CPF, ele será suficiente.

Comprovante de renda

Este documento pode ser solicitado pela maioria dos bancos ou instituições financeiras. Em alguns casos, porém, se você já é correntista do banco, bastará uma rápida análise do seu extrato bancário para o gerente comprovar a sua renda nos últimos meses. Se você não for cliente, aí sim é provável que o seu holerite, contracheque ou a última declaração do imposto de renda sejam solicitados. Algumas financeiras totalmente digitais já excluíram essa solicitação e pedem apenas o RG e o CPF.

Comprovante de residência

Esse documento também depende de onde você vai fazer o pedido de empréstimo. Mas se houve mudança de endereço nos últimos anos, é importante levá-lo, até para atualizar os seus dados cadastrais no banco. Se você mora com os seus pais e não tem um comprovante em seu nome, poderá levar um em nome deles juntamente com seu RG, documento que vai permitir comprovar a sua filiação.
Lembrando que, dependendo do tipo de empréstimo pessoal e da instituição, outros documentos também podem ser solicitados. Confira esta informação com seu solicitante de crédito.