Quem ganha um salário mínimo pode pedir empréstimo?

Por Redação IQ 360

salario-minimo-pode-pedir-emprestimo

Os trabalhadores que recebem um salário mínimo também podem solicitar empréstimos pessoais, consignados, com garantia de imóvel, refinanciamento de veículo e etc. Sabemos que a remuneração mensal muitas vezes é insuficiente para pagar até mesmo as contas fixas, especialmente em tempos de crise econômica. A inflação raramente é corrigida nos salários como seria justo e quem recebe menos fica ainda mais prejudicado nesse cenário.
Mas fique atento às dicas dos especialistas para não se endividar ainda mais:

Empréstimo consignado

Para quem recebe um salário mínimo por mês, o empréstimo consignado é um dos mais atrativos. Isso porque as taxas de juros são as menores do mercado e a certeza de que o cliente vai honrar com as parcelas diretamente pela folha de pagamento também diminui os riscos para os bancos. Ou seja, mesmo que o trabalhador receba pouco por mês, as chances de ele se tornar um inadimplente são menores.

Cuidado com os juros

Ter uma taxa de juros baixa também é fundamental, em qualquer empréstimo. Nesse sentido, os especialistas alertam que, para quem recebe somente um salário mínimo, esse cuidado deve ser ainda maior para que a dívida não pese tanto no final das contas. Sempre é bom lembrar que não se pode comprometer mais do que 30% da renda em dívidas com um empréstimo.

Contabilize seus gastos

Para evitar que as dívidas comprometam o orçamento mais do que deveriam, a recomendação é fazer um levantamento de todos os gastos mensais, começando pela própria parcela do empréstimo, depois incluindo as despesas fixas, como luz, água, condomínio, gás, internet, telefone e etc. Para que tudo isso caiba no salário do mês, é preciso que a parcela e as demais contas não sejam muito altas. Em outras palavras, é preciso economizar em todos os boletos do mês até que a dívida seja quitada.

Parcelas menores

Ao fazer um empréstimo, o trabalhador que recebe um salário mínimo deverá contabilizar qual é o valor total que ele poderá solicitar ao banco ou financeira de forma que a parcela e as taxas de juros caibam no orçamento. É bem provável que, para qualquer valor emprestado, o número de parcelas seja grande, visto que o orçamento desse trabalhador é bastante limitado e com pouca margem de manobra. Portanto, a recomendação é pesquisar onde é melhor encontrar as menores taxas de juros.
O IQ também pode ajudar a encontrar o melhor empréstimo. Utilize o nosso comparador e veja qual opção se enquadra melhor no seu orçamento: