Quem pode pedir um empréstimo?

Por Redação IQ 360

quem-pode-pedir-emprestimo

O salário nem sempre é suficiente para arcar com todas as despesas ou até mesmo com os sonhos de quem está pensando em comprar um imóvel, um carro novo, ou mesmo fazer uma viagem durante as férias. Em tempos de crise econômica, as próprias despesas fixas já não cabem mais no bolso. Para muitas pessoas, a única saída é pedir um empréstimo.
Mas você sabe quem está habilitado a fazer essa solicitação? Confira algumas orientações dos especialistas:

Bancos

Se você tem mais de 18 anos, recebe um salário mensal e é correntista de um banco, as chances de conseguir um empréstimo pessoal são maiores. Isso porque o banco poderá fazer um levantamento do seu histórico e do seu extrato, conferindo a regularidade com que recebe os seus rendimentos, as suas contas fixas e eventuais dívidas. A partir desse mapeamento e do seu perfil de bom pagador nos bancos de dados de empresas de proteção ao crédito, como Serasa e SPC, ele poderá decidir com mais precisão se aprova ou não o crédito solicitado.

Financeiras

Se você está pensando em pedir um empréstimo em uma financeira, também é preciso ter mais de 18 anos, mas a documentação poderá ser maior. Como a instituição não tem o seu histórico automaticamente, será necessário apresentar um comprovante de renda, como contracheque, holerite ou a última declaração de imposto de renda. Em algumas financeiras, também é solicitado o extrato bancário dos últimos 30 dias.

Plataformas digitais de crédito

Desde 2014, entraram no mercado algumas financeiras que trabalham exclusivamente no ambiente digital, tentando facilitar a vida do cliente, como a Simplic e a Geru. Pelas plataformas, o crédito é aprovado de forma rápida e com menos burocracia. Mas é preciso ser titular de uma conta corrente em um banco tradicional.

Acesso ao crédito consignado

Se você é funcionário público, aposentado, pensionista ou trabalha com carteira assinada, você tem o perfil propício à aprovação do crédito consignado. Isso ocorre porque o pagamento das parcelas do crédito é descontado direto da folha de pagamento e o risco de inadimplência é menor do que para os demais profissionais. Com isso, os juros também são bem mais atrativos se comparados às taxas do empréstimo pessoal e cheque especial.
O IQ também pode ajudar a encontrar o melhor empréstimo. Utilize o nosso simulador e veja qual opção se enquadra melhor no seu orçamento: