4 Dicas para economizar com os gastos do seu passarinho

Por Redação IQ 360

economizar-gastos-com-passaro

Ter um animal de estimação pressupõe que você deverá investir uma parte do seu orçamento para os gastos com alimentação e saúde do seu pet. Em tempos de crise econômica, esse dinheiro precisa ser ainda melhor empregado, sem adicionar custos extras e supérfluos e mantendo a qualidade dos produtos para não ter um gasto maior depois. Mesmo para quem tem passarinhos, esse cuidado é muito importante, por menor que seja a sua ave. Segundo os veterinários, há pássaros que duram mais de 20 ou 40 anos. Portanto, é bom ter em mente que esse gasto poderá ser constante e de longo prazo.
Confira as dicas dos especialistas e médicos veterinários:

Invista em uma ração de qualidade para seu passáro

O primeiro passo para manter o seu pássaro saudável é comprar uma ração de qualidade. Não adianta investir em uma marca mais barata, cujo produto não terá todos os nutrientes que o seu pet precisa. Com uma alimentação balanceada, ele terá menos chances de ter problemas de saúde. E como as boas rações costumam ser mais caras, a dica é comprar pacotes grandes em lojas especializadas. Assim, além de durar mais e ser mais barato do que comprar pequenos pacotes, você pode parcelar no cartão e diluir o valor em vários meses.

Comida natural

Além da ração industrializada, é recomendável que os pássaros comam alimentos in natura, como frutas e vegetais. Para isso, os veterinários indicam que podem ser os mesmos alimentos já comprados para a alimentação humana. Portanto, reserve um pedaço do seu mamão ou banana recém abertos ou descascados para o seu pássaro. Só cuide para não apodrecer dentro da gaiola e acabar provocando alguma infecção se ingerido dias depois. Comida natural dura só algumas horas.

Leve seu passáro regularmente no veterinário

Esse também é um gasto que costuma compensar no final das contas. Assim como cães e gatos, os pássaros também precisam ter um acompanhamento anual de um veterinário. Como prevenir é sempre melhor do que remediar, manter a sua ave vacinada e com os remédios contra vermes em dia também evita outras doenças mais sérias e que podem gerar complicações futuras. Converse com o veterinário sobre a frequência em que as unhas devem ser cortadas. Os bicos de alguns pássaros também precisam ser cortados de tempos em tempos. O ideal é que o próprio médico faça isso se você não tiver muita prática, isso evita que o animal seja machucado e acabe tendo algum problema mais grave.

Compre gaiolas confortáveis para seu passáro

Investir em uma gaiola grande pode ser fundamental para o seu pássaro. Os veterinários indicam que o tamanho deve ser compatível com o tamanho das asas abertas. Assim, a ave poderá praticar pequenos voos e se deslocar ali dentro de maneira mais fácil, evitando problemas de saúde. Claro que isso não substitui o fato de alguns pássaros precisarem voar fora da gaiola, dentro de casa, para se manterem saudáveis. Mas quanto maior for a gaiola, melhor para o bicho.