5 dicas para economizar seu gás de cozinha

Por Emily Moura

Índice de Conteúdomenu

  1. Deixe as bocas do fogão sempre limpas
  2. Deixe alimentos duros de molho
  3. Coloque mais de um alimento para assar no forno
  4. Feche as tampas das panelas
  5. Compare os preços dos butijões de gás da sua região

O botijão de gás é essencial para conseguir preparar alimentos. Mas, é um item caro, que pode durar menos do que o planejado. Para ajudar você, nós do IQ 360 listamos algumas dicas simples que podem ser colocadas em prática hoje mesmo e aumentar a vida útil do seu gás de cozinha:

Deixe as bocas do fogão sempre limpas

Quando as bocas do fogão entopem, o consumo de gás aumenta. Pois, as saídas das chamas ficam obstruídas, causando um enorme desperdício. Limpe as bocas do fogão regularmente. Uma boa maneira de saber se sua boca de fogão está entupida é observar a cor do fogo: se estiver azul, é um bom sinal, já cores alaranjadas significam que algo está obstruindo a saída da chama.

Deixe alimentos duros de molho

Alimentos como mandioca, feijão, batata entre outras comidas mais rígidas que precisam de um tempo maior de cozimento, podem ser deixadas de molho de um dia para o outro. Assim, quando você for preparar seus alimentos eles já estarão muito mais fáceis de cozinhar, diminuindo o tempo de preparo.

Coloque mais de um alimento para assar no forno

Quando for usar o forno e tiver mais de um alimento para assar, coloque-os juntos, assim você economiza tempo e gás. Principalmente se os alimentos tiverem tempos parecidos de cozimento. Então já sabe, naquele almoço de domingo, coloque o frango e a lasanha para assar juntos.

Feche as tampas das panelas

Sempre que a receita permitir, tampe as panelas. O vapor ajuda a cozinhar os alimentos muito mais rápido e de forma homogênia.

Compare os preços dos butijões de gás da sua região

Bom, depois de todas as dicas para melhorar a forma como você usa seu gás de cozinha, também é de grande ajuda conseguir o melhor preço possível na hora de compra um novo botijão. Pesquise os preços do gás na sua região, e nunca se esqueça de comprar apenas em estabelecimentos autorizados pela Agencia Nacional de Petróleo (ANP). O aplicativo Chama, é um ótimo comparador,  analisa de acordo com sua região os melhores valores de gás de cozinha.