5 personagens da ficção que não sabem lidar com dinheiro

Por Emily Moura

Índice de Conteúdomenu

  1. Família Weasley, de Harry Potter
  2. Han Solo, de Star Wars
  3. Martin Mcfly, de De Volta Para o Futuro
  4. Penny, de The Big Bang Theory
  5. Fry, de Futurama

Além dos desvios de comportamento, alguns personagens da cultura nerd são péssimos com as finanças pessoais. É, meu amigo, você não é o único. Nem todos são ricos como o Batman. Existem personagens que devem dinheiro para a galáxia inteira! Outros que são conhecidos justamente por passar dificuldades financeiras. Nós do IQ360 listamos cinco personagens da ficção que não sabem lidar com dinheiro, e dicas de como eles podem sair dessa situação.

Família Weasley, de Harry Potter

Membro de uma das famílias mais amadas do mundo bruxo, o sexto filho dos Weasley, o atrapalhado Rony, sempre viveu de forma muito humilde. A família Weasley é grande: sete filhos, sendo seis meninos e uma menina. Somando isso com a baixa remuneração do pai da família, Arthur, que trabalha no Ministério da Magia, a família sempre economizava como podia.

Os filhos mais novos, Rony e Gina, usam os uniformes antigos dos irmãos mais velhos. Isso fez com que eles fossem vítimas de preconceito de pessoas como os Malfoy.

Dica para a família Weasley lidar com dinheiro:

Uma coisa importante é o planejamento. Vocês tiveram sete filhos e sustentar tantas pessoas não é barato. Como dá para notar, a senhora Weasley, Molly, é uma mãe muito zelosa — Belatrix que o diga — e faz de tudo para deixar a vida da família mais confortável. Para isso, ela faz diversas economias, repassando até animais de estimação de filho para filho, como o Perebas, que estava na família há 12 anos. Então já começamos bem, ponto para a senhora Molly!

Mas o maior problema financeiro da família é, claro, a falta de dinheiro, pois econômicos eles já são. Uma alternativa que seria muito boa para vocês, Weasley, que já tem o hábito de poupar, é começar a investir! Com trinta reais já conseguem colocar o dinheiro para render lá no Tesouro Direto aqui no mundo dos trouxas — no universo bruxo deve ter algo parecido, né? Seria uma renda extra e um bom investimento que cabe no salário da família.

Han Solo, de Star Wars

O piloto da nave mais veloz da galáxia, a icônica Milenium Falcon, tem mais do que o amor da princesa Leia: Han Solo tem uma das maiores dívidas do espaço!

O personagem de Star Wars, sempre orgulhoso e seguro de si, acabou adquirindo uma dívida com um dos vilões mais nojentos da saga, Jabba, o Hutt. E não foi só para Jabba que Solo ficou devendo: ele era um mercenário e ficou conhecido como devedor para a galáxia inteira! Imagina só se ele precisasse de aprovação para um cartão de crédito?!

No episódio VII, Han Solo chegou a perder a sua companheira de aventuras — depois do Chewie, claro — a Millenium Falcon! É como se você tivesse perdido o carro dos seus sonhos por causa de uma dívida não paga!

Ok! Sabemos que o Han Solo é ótimo, mas péssimo com as finanças pessoais. Tentou várias alternativas para pagar suas dívidas, inclusive em uma delas conheceu a aliança rebelde e consequentemente a princesa Leia. Enquanto ele era jovem, teve vários problemas por conta das dívidas e perdeu tudo — menos seu fiel companheiro, Chewbacca.

Dica para Han Solo lidar com dinheiro:

Han Solo, você realmente deveria ter pago suas dívidas! Se meteu com gente tão perigosa quanto agiota e quase morreu por causa disso. Como você sempre foi ganancioso, achava que o jogo estava ganho e apostava alto.

Para você, indico cautela. Nunca conte com a vitória antes da hora. A vida é como investir: não coloque tudo em um único lugar contando que o dinheiro já está ganho.

Diversifique e fique seguro para qualquer imprevisto! Se você tivesse feito isso talvez evitasse a perda da sua nave — além de conseguir uma boa aposentadoria… Mas acho que você não vai precisar, né? ;(

Martin Mcfly, de De Volta Para o Futuro

A trilogia que previu os avanços tecnológicos que teoricamente teríamos em 2015 nos faz pensar o quanto é bom ter uma máquina do tempo, ou melhor, um Delorean que volta no tempo! Martin Mcfly e Emmett Brown começam a viajar e acabam bagunçando a linha temporal quase causando a extinção do próprio Martin. Porém, Mcfly é um garoto muito esperto: conseguiu viajar no tempo, ajudou a juntar o pai e a mãe no passado e ainda conseguiu mudar sua vida (para melhor) no futuro. Mas até mesmo o mais esperto pode sofrer por causa da própria personalidade.

Martin tinha um grande defeito: se deixava levar por provocações, não podia ouvir um “covarde” que acabava sendo manipulado. Foi exatamente por isso que o Martin de 2015 quase se tornou um cara fracassado e cheio de dívidas. Imagine você, jovem e com tudo pela frente, se deparando com o seu “eu” do futuro falido e sem perspectiva nenhuma de melhorar? É desesperador!

Martin sofre um acidente por causa de seu temperamento e acaba não conseguindo um bom emprego, fica atolado em dívidas e toda a situação vira uma bola de neve. É esse tipo de coisa que acontece quando agimos por impulso! Lidar com dinheiro é do mesmo jeito. Se você for muito impulsivo pode adquirir dívidas impagáveis ao ponto de ficar com o nome negativado para sempre.

Dicas para Martin lidar com dinheiro:

Não se deixe levar pela lábia daquele gerente de banco que quer que você coloque todo seu dinheiro na poupança, ou que quer te empurrar um cartão de crédito com a anuidade lá em cima. No seu caso, Martin, você teve sorte. Jennifer, sua namorada, é muito mais sensata e conseguiu te ajudar no final das contas.

Penny, de The Big Bang Theory

Ok, quem assiste The Big Bang Theory sabe que os protagonistas Sheldon, Leonard, Howard e Raj são verdadeiros gênios. Então qualquer pessoa comum acaba parecendo pouco esperta ao lado deles. É o caso de Penny, vizinha de Sheldon e Leonard. Por ser uma pessoa normal, Penny se envolve em algumas situações muito parecidas com as nossas. Quem se lembra daquela vez em que Penny ficou sem dinheiro para pagar o aluguel? Bem, naquela situação o motivo realmente poderia ter sido evitado. Penny teve problemas no motor do carro, e sem um Seguro Auto teve que desembolsar sozinha o dinheiro para pagar o conserto, dinheiro esse que ela usaria para o aluguel.

Ainda bem que amigo é para essas coisas e ela não foi despejada! Sheldon emprestou dinheiro para Penny. Mas mesmo se for com amigos, empréstimo tem que ser feito com cautela.

Dicas para Penny lidar com dinheiro:
Em primeiro lugar, Penny, você deveria investir em um seguro para o seu carro. Dessa forma, imprevistos como esses não vão comprometer tanto a sua vida ao ponto de quase ficar sem um lugar para morar. E tome cuidado com empréstimos! O aluguel foi uma situação extrema, mas é sempre bom analisar se poderá pagar a sua dívida no futuro.

Fry, de Futurama

As aventuras de Fry nos anos 3000 são consideradas uma das melhores séries dos últimos tempos. Fry tem um processamento bem lento, mas tem um bom coração.

Imagine que você ficou congelado durante mil anos e um dia acorda em um mundo totalmente diferente do seu. Nem cartão de crédito existe mais. Um cara dos anos 2000 certamente teria problemas mil anos depois, ainda mais o Fry, que nem na própria época dele era lá muito responsável com dinheiro. Mas sem querer, Fry acabou fazendo um ótimo investimento: deixou 93 centavos no banco durante mil anos — aquela velha história, quanto mais você deixar seu dinheiro investido, maior será o seu lucro — o que lhe garantiu 4 bilhões de dólares!

Sim, Fry ficou rico investindo — é possível e você não precisa esperar mil anos para isso. Contudo, como Fry não foi muito esperto, torrou todo o dinheiro em várias coisas que eram usadas nos anos 2000, mas que lá no futuro não tinham nenhuma utilidade.

Dicas para Fry lidar com dinheiro:

Fry, só investir não basta! Você tem que ter um objetivo para o seu dinheiro e também saber se controlar. Depois do esforço de mil anos, 4 bilhões de dólares foram gastos em menos de uma semana. Valorize seu dinheiro e priorize quais vão ser os objetivos para esse investimento. Se não tiver nenhum, continue investindo! Torrar tudo só causará prejuízo e arrependimento. Agora, se quiser ficar rico com 93 centavos de novo, vai precisar esperar mais mil anos.

Seguindo as dicas do IQ360, você dificilmente ficará na mesma situação dos personagens citados acima. Desde seguros, cartões, empréstimos e até investimentos, nós ajudamos você a fazer boas escolhas e ter uma vida financeira saudável.