Carro na Argentina: como dirigir e alugar um

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Carro na Argentina: permissão internacional ou CNH?
  2. Reserve o seu carro na Argentina
  3. Locadoras que atuam na Argentina
  4. Pedágios

A Argentina é um dos países mais deslumbrantes da América do Sul, seja pelas paisagens mais desérticas ao norte ou por conta da neve no sul e na costa oeste, passando pelos pampas e cidades maiores e agitadas. Quem já percorreu algum país de carro sabe que parar de cidade em cidade é a melhor maneira de conhecer as pessoas, a culinária, os costumes, o clima e a história de cada lugar, e na Argentina isso não é diferente.

Na Argentina, é possível alugar um carro em Buenos Aires e se deslocar até Bariloche, onde ficam as estações de esqui mais famosas do país, em 17 horas. Se a sua viagem já está marcada e você pretende alugar um carro para conhecer as belas paisagens locais, confira estas dicas:

Carro na Argentina: permissão internacional ou CNH?

A nossa Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser usada em todos os países do Mercosul, incluindo a Argentina. Para entrar no país, basta também levar o RG. No entanto, sempre é recomendável ter o passaporte em mãos e fazer a Permissão Internacional para Dirigir (PID). Esse documento vale em boa parte do mundo e a principal vantagem é que é traduzido para sete idiomas, inclusive o espanhol. Sendo assim, solicite a sua no Detran da sua cidade com bastante antecedência da viagem. Dependendo da sua região, o documento pode demorar para ficar pronto e os valores para a emissão também variam.

Reserve o seu carro na Argentina

Com a PID e as passagens em mãos, o passo seguinte é fazer a reserva do seu veículo. Em agências de viagens brasileiras, existe essa possibilidade de fazer a reserva junto com o resto do pacote, parcelando tudo.

Deixar para alugar um carro ao chegar à Argentina pode ficar mais caro e você corre o risco de não ter veículos disponíveis na hora. Nos próprios aeroportos você já pode retirar o carro e ir dirigindo até o hotel, assim economiza no táxi. Se o seu primeiro destino já é no interior, essa dica é ainda mais valiosa.

Locadoras que atuam na Argentina

Assim como na maioria dos países, as grandes empresas internacionais também estão na Argentina, como Alamo, Hertz, Avis, National, Thrifty, Sixt, Budget e Europcar. Os especialistas também recomendam a Córdoba Rent a Car, que é local e está presente na maioria das cidades do país, permitindo que você devolva ou troque o carro com mais facilidade.

Muita gente pensa que desembarcar em Buenos Aires é o único jeito de alugar um carro, mas os aeroportos internacionais de cidades do interior também disponibilizam esse serviço, tais como os de Bariloche, Mar del Plata, Mendoza, Córdoba, Ushuaia, Salta e Rosário.

Pedágios

As rodovias argentinas possuem um sistema parecido com o nosso Sem Parar. Ou seja, uma espécie de pagamento eletrônico para pedágios. Isso evita ter que gastar as notas de moeda local que você trocou no câmbio e concentra os valores de forma mais ágil e eficiente. Ao devolver o carro na locadora, ela fará a cobrança de uma só vez. Em todo caso, se preferir parar e pagar pedágio por pedágio, não tem problema.