4 aplicativos para aprender alemão de graça!

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. DeutschAkademie
  2. BBC Learn German
  3. Mosalingua
  4. Duolingo

O alemão pode parecer uma das línguas mais difíceis para se aprender à primeira vista. No entanto, os especialistas alertam que para quem já tem um inglês ao menos intermediário, aprender a língua de Goethe pode ser muito mais simples do que parece. Isso porque, a partir de um segundo idioma, o cérebro já começa a fazer algumas conexões e comparações, facilitando o aprendizado.

Ou seja, quando você se depara com uma gramática nova ou um vocabulário desconhecido, a primeira reação é buscar paralelos em línguas já absorvidas anteriormente e essas ligações vão cristalizando o novo idioma aos poucos. Para quem está querendo começar a estudar o alemão, mas não tem disponibilidade para fazer aulas presenciais, existem alguns sites e aplicativos que podem auxiliar nesse processo inicial. Confira:

DeutschAkademie

O DeutschAkademie se autodenomina como o curso online gratuito de alemão mais completo do mercado. Para isso, oferece exercícios para quem está começando ou já tem um nível avançado de alemão.

Em caso de dúvidas, também é possível entrar em contato com um professor pelo próprio aplicativo. Ele também disponibiliza a correção das atividades e avalia o desempenho do aluno. Ou seja, é quase impossível não avançar, mesmo que lentamente nesse aprendizado.

BBC Learn German

O BBC Learn German é um aplicativo ideal para quem já tem algum conhecimento da língua. Isso porque a rede coloca vários diálogos à disposição dos alunos, como se fossem programas específicos e com foco informativo.

Ao final de cada áudio, é possível verificar a transcrição e checar se você realmente entendeu o que foi dito em cada etapa. Isso ajuda principalmente a exercitar a compreensão auditiva e também a ampliar o vocabulário nesse idioma.

Mosalingua

O Mosalingua é um aplicativo ideal para quem está começando a estudar o alemão. Isso porque ele propõe um aprendizado progressivo, com etapas de diferentes níveis de dificuldade. Ou seja, funciona quase como se fosse um jogo em que o estudante vai cumprindo metas e objetivos, mas sem sentir a pressão de um curso presencial.

Os especialistas lembram que ele traz a gramática alemã com aplicação de tempos verbais e etc. Os áudios são gravados com pessoas nativas e é possível exercitar a pronúncia com correção no próprio aplicativo.  Assim como no BBC Learn German, o Mosalingua disponibiliza podcasts lúdicos e informativos para treinar a escuta.

Duolingo

O Duolingo é um dos sites mais indicados pelos especialistas porque oferece um curso básico para quem está começando e também um aperfeiçoamento para os estudantes que já tem algum conhecimento do alemão. Assim como o Mosalingua, ele funciona como um jogo, em que se vai adquirindo habilidades e avançando etapas, de forma lúdica. Ele traz vários exercícios de escrita e compreensão auditiva.