Quais são melhores bairros para morar em Aracaju?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. 13 de julho
  2. Jardins
  3. Atalaia
  4. Aruana
  5. Siqueira Campos

Fundada em 1855, Aracaju – capital de Sergipe – foi uma das primeiras cidades planejadas do país. Seu desenho original lembra um tabuleiro de xadrez, e ela foi construída para substituir a antiga capital do estado São Cristóvão, que ficava longe do mar. O objetivo era construir um posto para o escoamento da safra de açúcar dos senhores de engenho da época.

Banhada pelo mar e pelos rios Sergipe e Poxim, o nome da cidade é originário do tupi-guarani e significa “Cajueiro dos Papagaios”. Segundo o IBGE, são cerca de 650 mil habitantes, divididos em 41 bairros, com praias e diversas áreas verdes, como o Parque da Sementeira e o Parque dos Cajueiros.

Confira a seguir alguns dos melhores bairros para morar em Aracaju.

13 de julho

Área nobre da cidade, o bairro possui diversos edifícios de alto padrão, galerias comerciais, além do Shopping Rio Mar Aracaju. Como opção de lazer, está próximo ao Centro Histórico e ao Museu da Gente Sergipana, além de contar com áreas verdes ideais para exercícios físicos ao ar livre e com o Parque Augusto Franco, mais conhecido como Parque da Sementeira. O bairro também tem uma estação de compartilhamento de bicicletas e uma infraestrutura que incentiva o seu uso.

Jardins

Apesar da presença do Shopping Jardins, é um bairro essencialmente residencial, com vários lançamentos imobiliários. É uma área relativamente nova da cidade, criada no final dos anos 1990. Com localização estratégica, fica próximo ao centro da cidade e do aeroporto Santa Maria.

Atalaia

O bairro mais turístico da cidade também é uma boa opção para se morar. Polo gastronômico, tem uma das orlas urbanas mais bonitas do nordeste, com as praias dos Artistas, Havaizinho e Atalaia. O calçadão é equipado com quadras, ciclovias, quiosques, entre outras facilidades. Também está próximo do Centro de Arte e Cultura de Sergipe e do Oceanário do Projeto Tamar. Originalmente foi uma colônia de pescadores até os anos 1950, quando começou a ser urbanizado.

Aruana

Um dos bairros mais novos de Aracaju, conta com boa infraestrutura urbana, oferece diversas opções de comércio e serviços e está à beira mar. Na região estão os mais novos lançamentos de condomínios de alto padrão.

Siqueira Campos

Localizado na zona oeste da cidade, o Siqueira Campos possui o segundo maior centro comercial de Aracaju – perde apenas para o Centro. Ideal para quem quer morar perto de tudo, o custo de vida é menor do que nas regiões mais nobres da capital sergipana. Está próximo da principal rodovia de entrada do município, a BR-235, além de ser atendido pelas principais linhas de ônibus municipais e intermunicipais.