Banco Digital: é seguro ter uma conta digital?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Banco digital: o que é e o que faz
  2. Pontos negativos das contas digitais
  3. Abrir conta em banco digital vale a pena?

Após liquidação extrajudicial do Banco Neon, a Neon Pagamentos fechou parceria com o Banco Votorantim para seguir operações. O Banco Inter foi acusado de ter os dados vazados. Com todas essas notícias, será que é seguro ter uma conta em um banco digital? Será que os bancos digitais são realmente confiáveis?

A youtuber Júlia Mendonça te explica tudo o que você precisa saber antes de abrir uma conta em um banco digital nesse vídeo:

Banco digital: o que é e o que faz

O medo de perder dinheiro é grande e faz com que as pessoas repensem se vale a pena abrir uma conta em um banco digital. Mas antes de tudo, é importante saber o que é e o que faz um banco digital.

Um banco digital é um banco normal, com serviços como transferência, pagamentos e saques. Mas ao invés de ir até um lugar físico para falar com seu gerente ou resolver outras burocracias, você fará tudo pela internet sem precisar visitar agências.

Para abrir sua conta, você envia seus documentos pelo celular ou computador. Ou seja, não precisa sair do trabalho ou de casa para fazer esse processo. Além da enorme praticidade, os bancos digitais têm outra vantagem: a maioria cobra muito pouco ou até mesmo nada para fazer as mesmas coisas que um banco tradicional, com agência e gerente.

Não é preciso pagar nenhuma mensalidade para poder ter e utilizar todos os serviços do seu banco digital. Se você tiver algum problema com a sua conta, você pode resolver tudo usando o aplicativo do seu banco. Além dessas facilidades todas, você ainda pode contar com alguns bancos digitais que oferecem depósito de cheque, emissão de boleto e investimentos através do aplicativo.

Pontos negativos das contas digitais

Apesar de tudo isso, é preciso ficar atento a alguns pontos antes de abrir sua conta digital.

O primeiro ponto é que os bancos digitais não têm agência. Se você tem algum problema com a sua senha, para fazer uma transferência ou com algum documento, precisará resolver por aplicativo ou telefone. Muitas vezes você vai precisar ficar no telefone por muito tempo até conseguir resolver o seu problema.

Sacar o dinheiro também pode ser um problema, já que vai depender de onde você mora. A grande maioria dos bancos digitais é conveniado com os caixas 24h, que são muito comuns em cidades grandes. Em algumas cidades menores eles são bem difíceis de encontrar. Para melhorar isso, alguns bancos contam com saques em lotéricas, mas elas fecham de noite e final de semana. Por isso, é preciso ficar atento.

Abrir conta em banco digital vale a pena?

Abrir uma conta no banco digital vai depender dos serviços que você usa com a sua conta e a disponibilidade de caixas 24 horas na sua cidade. Contudo, as desvantagens são pequenas quando comparadas com as vantagens de se ter uma conta digital.

É possível economizar muito tempo e dinheiro com uma conta digital, mas com as notícias do banco Neon e Inter realmente servem de alerta. O Fundo Garantir de Crédito (FGC) protege todas as contas correntes, poupanças e CDBs de instituições bancarizadas no país, o que traz mais uma segurança para os bancos digitais.

Os bancos digitais são seguros, porém o cliente também precisa fazer a sua parte para garantir a segurança da sua conta e seus dados:

  • Não use senhas fáceis e as mude com frequência
  • Cuidado com os aplicativos que você instala no seu celular
  • Não use seu internet banking em redes públicas de wi-fi
  • Cheque seu extrato sempre