Quais são os melhores bairros parar mora em Belém?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Nazaré
  2. Umarizal
  3. Batista Campos
  4. Marco

Conhecida como “cidade das mangueiras”, Belém foi fundada em 1616 pelos portugueses. Com média de 98% de umidade, é a capital mais chuvosa do país, onde chove quase todos os dias.

As mangueiras que recobrem 30% da cidade foram trazidas da Ásia e plantadas como parte de uma política de arborização da cidade no início do século XX. Consideradas patrimônio histórico e ambiental da cidade pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as árvores ajudam na purificação do ar e fornecem sombras pela cidade, que tem clima quente e úmido, com temperaturas que ficam entre 30ºC e 42ºC durante o ano.

Com mais de 1 milhão de habitantes, o trânsito local é um problema. Para viver na cidade, é mais recomendado buscar imóveis próximos aos locais de estudo e trabalho, para não perder muito tempo com trajetos. Conheça a seguir os melhores bairros para se morar em Belém:

Nazaré

O bairro Nazaré é um dos mais tradicionais e valorizados da cidade. Repleto de construções históricas, ruas largas e arborizadas, abriga a Avenida Nazaré, uma das mais importantes da capital, e a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, o cartão-postal de onde parte a mais importante festa religiosa do mundo: o Círio de Nazaré.

Com localização central, possui boa infraestrutura urbana, com uma grande rede de serviços e opções de lazer, além de pontos turísticos e culturais. O bairro concentra boa parte da rede hoteleira da cidade e é onde se localiza um dos mais tradicionais colégios da capital paraense, o Colégio Santa Catarina de Sena.

Umarizal

Conhecido como um dos bairros mais bonitos de Belém, o Umarizal é o mais caro e mais valorizado da capital paraense. Já foi reduto de intelectuais e boêmios, mas atualmente é principalmente residencial, com boa infraestrutura urbana e algumas das melhores opções de escolas e sete hospitais. A avenida Almirante Wandenkolk é a mais famosa do bairro, onde estão a maior parte dos bares e restaurantes.

Batista Campos

Majoritariamente residencial, o Batista Campos é um dos bairros mais tranquilos, organizados e seguros da cidade. Próximo à Avenida Nazaré, oferece uma das melhores opções de infraestrutura de Belém e abriga os shoppings Center Belém e Pátio Belém.

Marco

Um dos mais tradicionais e centrais bairros da capital paraense, o Marco foi criado na virada do século XIX para o XX, como forma de marcar o limite da cidade: era o marco final. Atualmente, é bem atendido por redes de transporte público e uma das melhores opções para fugir dos congestionamentos da cidade. Bem arborizado, oferece boa qualidade de vida. Além de uma extensa rede de serviços e comércio, abriga a sede da Embrapa, dois campi da Universidade do Estado do Pará, o Sesi e o Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves, que foi inspirado no Bosque de Bolonha, em Paris.