Os 7 melhores bairros para morar em Belo Horizonte

Por Redação IQ 360

Uma das maiores e mais importantes capitais do país, Belo Horizonte foi fundada em 1701, sob o nome de Arraial Curral del Rei. Tornou-se capital de Minas Gerais em 1897, sendo batizada de Belo Horizonte só em 1901.
Seu crescimento e expansão foi acentuado na década de 1940, quando o prefeito Juscelino Kubitschek encomendou a construção do Complexo Arquitetônico da Pampulha, projetado por Oscar Niemeyer. Segundo levantamento feito pela prefeitura em 2018, atualmente, a capital mineira é habitada por 2,5 milhões de pessoas, distribuídas por 487 bairros, de 9 regiões.
Com clima predominantemente quente na maioria dos dias, a temperatura em Belo Horizonte costuma variar entre 13ºC e 29ºC durante o ano. Listamos a seguir os melhores bairros para se viver na cidade:

Funcionários

Com muitas opções de comércio e próximo da região central, o bairro Funcionários é um dos mais nobres da capital mineira. Criado para abrigar funcionários do governo, quando ele ainda era sediado no Palácio da Liberdade, possui uma das melhores localizações da cidade.

Lourdes

Em ponto estratégico de Belo Horizonte, entre as zonas sul e central, o bairro de Lourdes é composto por ruas largas e arborizadas, com diversos espaços verdes como opção de lazer para crianças e adultos. Fica próximo ao shopping Diamond Mall e é um dos polos gastronômicos locais. Apesar da grande presença de lojas, bares e restaurantes, é um dos lugares mais tranquilos da cidade para se viver.

Belvedere

Área muito valorizada da   capital mineira, o Belvedere é um dos pontos mais altos da cidade, com ruas largas e arborizadas. Apesar de ser um pouco mais afastado do Centro, o bairro conta com boa infraestrutura, área comercial diversificada e vários hospitais. Está próximo à Praça da Lagoa Seca, área verde ideal para caminhadas e lazer com a família.

Cidade Jardim

Perto do Centro e de Lourdes, o Cidade Jardim é como o nome sugere: bem arborizado, com casas em vez de prédios. Bem planejado, o bairro é um dos mais nobres de Belo Horizonte, habitado principalmente por quem tem maior poder aquisitivo.

Santo Agostinho

Localizado entre as duas principais avenidas da capital, Amazonas e Contorno, o Santo Agostinho, além de ser uma área residencial de localização estratégica, abriga importantes instituições como a Assembleia Legislativa, Banco Central de Minas Gerais, Edificio JK, Hospital Mater Dei, entre outros.

Savassi

Reconhecido pela vida noturna agitada, a Savassi é um polo gastronômico e comercial de BH, sendo sede de várias empresas e startups. Com excelente infraestrutura urbana, abriga o shopping Pátio Savassi, o Minas Tênis Clube I e o complexo da Praça da Liberdade.

São Pedro

Predominantemente residencial, o bairro São Pedro é um dos mais tradicionais da cidade.  Próximo às avenidas do Contorno e Nossa Senhora do Carmo, é visto por seus moradores como um local com boa infraestrutura, tranquilo e de fácil acesso.