5 segredos para ser um bom funcionário

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Faça o seu melhor todos os dias
  2. Estabeleça um diálogo constante
  3. Identifique as prioridades da empresa e do seu chefe
  4. Esteja próximo da sua equipe
  5. Analise o perfil do seu chefe

Um bom ambiente de trabalho é aquele em que a equipe se sente motivada, o chefe consegue liderar e inspirar a sua equipe, os recursos materiais para realizar cada função estão à disposição e os salários são bons o suficiente e pagos em dia. Sabemos que nem sempre o mundo corporativo chega a esse ideal, mas se você como funcionário conseguir fazer o seu trabalho dentro das condições possíveis e ainda se destacar, é bem possível que o seu chefe também perceba isso.

Confira algumas dicas dos especialistas para surpreender o seu superior sem ter que exagerar ou puxar o saco de ninguém:

Faça o seu melhor todos os dias

Pode parecer um tanto óbvio, mas nem todo mundo consegue desempenhar o seu próprio trabalho do jeito que a empresa espera e gostaria que fosse realizado. Às vezes, por causa da velha procrastinação, muitos funcionários acabam demorando demais para entregar alguma tarefa. Considere o seu empenho em fazer o seu melhor como sua meta principal, todos os dias.

Estabeleça um diálogo constante

Para conseguir cumprir com a meta acima, também é necessário não acumular mais tarefas do que você tem capacidade de realizar. Isso não quer dizer que você deva fugir de novos desafios. Aliás, muito pelo contrário. Mostrar interesse e assumir mais responsabilidades é uma ótima iniciativa. Mas calcule o tempo que você vai levar para executar cada tarefa com a qualidade esperada. Se estiver com alguma dificuldade e precisar de ajuda, procure o seu chefe. Antes de marcar essa reunião, no entanto, tente pensar em alternativas e soluções. Não leve apenas o problema. Quanto mais você ajudá-lo, melhor para você.

Identifique as prioridades da empresa e do seu chefe

Procure ficar atento ao que a empresa valoriza em cada projeto e como o seu chefe conduz o andamento dos processos. Ao prestar atenção em alguns detalhes, você conseguirá identificar pontos em comum, ajude o seu superior a alcançar tais metas com mais facilidade. Se tiver sugestões, apresente a ele.

Esteja próximo da sua equipe

Se você realmente deseja impressionar o seu chefe, as suas qualidades pessoais irão contar, é claro. Mas se conseguir trabalhar em equipe, motivando os colegas e buscando soluções em conjunto, isso demonstrará qualidades ainda mais admiráveis. Portanto, não basta correr na frente para se destacar frente aos colegas. Isso só vai mostrar individualismo e, se exagerar na dose, poderá ser até visto como algo falso. Faça a sua parte, mas não deixe seus colegas para trás.

Analise o perfil do seu chefe

Uma última dica, mas não menos importante, é você identificar como o seu chefe trabalha. Além das prioridades e expectativas, tente perceber o que ele considera como fundamental no dia a dia: como ele conduz a equipe, o que ele geralmente aponta como essencial em algum projeto, o que ele destaca como bom exemplo em alguma situação etc. Isso não quer dizer que você deva se tornar uma cópia dele, mas pode ajudar a entregar uma tarefa mais bem elaborada do que se não levasse esses aspectos em consideração.