Carro no Canadá: como dirigir e alugar um

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Carro no Canadá: permissão internacional ou CNH?
  2. Outros documentos e idade mínima
  3. Reserve o seu carro
  4. Locadoras que atuam no Canadá
  5. Pedágios no Canadá

Vai para o Canadá e está pensando em alugar um carro? Conhecer o Canadá de leste a oeste é o sonho de muitos viajantes aventureiros. Além das belíssimas paisagens, com lagos cristalinos no meio das montanhas, as cidades canadenses também enchem os olhos por sua arquitetura, limpeza, segurança e sensação de bem-estar. Na maioria das regiões, os habitantes falam inglês e francês, o que deixa a experiência ainda mais enriquecedora. Não deixe de incluir no seu roteiro as cidades mais famosas e também as mais bonitas: Montreal, Ottawa, Quebec, Toronto e Vancouver.

Se você está planejando conhecer o Canadá de carro, é bom ficar atento a estas dicas antes de começar a cruzar o país:

Carro no Canadá: permissão internacional ou CNH?

Em tese, o Canadá aceita a nossa Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, para não ter dores de cabeça, a recomendação é sempre apresentar a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no ato da locação do veículo. Esse documento vale em boa parte do mundo e a principal vantagem é que é traduzido para sete idiomas, incluindo o inglês e o francês. A solicitação da PID precisa ser feita no Detran da sua cidade, com bastante antecedência da viagem. Dependendo da sua região, o documento pode demorar para ficar pronto e os valores para a emissão também variam.

Outros documentos e idade mínima

Além do seu passaporte atualizado, com validade mínima de seis meses, para alugar um carro no Canadá será necessário ter um cartão de crédito internacional, porque as locadoras cobram um valor como garantia de caução durante o aluguel do veículo. No Canadá, somente estrangeiros com mais de 21 anos podem alugar e dirigir um veículo.

Reserve o seu carro

Com a PID, o passaporte e as passagens em mãos, o passo seguinte é fazer a reserva do seu veículo. Em agências de viagem brasileiras, existe a possibilidade de fazer a reserva junto com o resto do pacote. A Rent Cars é uma das melhores empresas de simulação de aluguel de veículos no exterior e uma boa opção para pagar em reais, parcelando o valor total.

Locadoras que atuam no Canadá

Assim como na maioria dos países, as grandes empresas internacionais também estão no Canadá, como Alamo, Avis, Budget, Dollar, Enterprise, Hertz e National. Chegando ao aeroporto de destino, você vai encontrá-las com muita facilidade. Mas antes de contratar o aluguel do carro, verifique a época do ano em que você vai fazer a viagem e se não vai precisar de equipamentos especiais para dirigir na neve, por exemplo. O Canadá é um dos países mais frios do mundo no inverno, portanto fique atento.

Pedágios no Canadá

Assim como no Brasil, é possível parar de pedágio em pedágio, pagando em dinheiro. Mas se preferir reunir o valor em uma só cobrança, poderá locar um veículo que esteja habilitado no sistema deles equivalente ao nosso Sem Parar. Ou seja, você passa pelos pedágios e somente no momento da devolução do carro é que é feita a somatória geral da tarifa.