Carro nos EUA: como dirigir e alugar um

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Alugar carro nos EUA: permissão internacional
  2. Reserva pela internet
  3. Quem pode alugar e dirigir um carro nos EUA
  4. Serviços básicos
  5. Cadeirinha para crianças

Uma viagem pelos Estados Unidos pode ficar muito mais interessante se você alugar um carro para se deslocar. Nas cidades preferidas pelos brasileiros, entre elas Orlando e Miami, é bem difícil passear sem alugar um veículo.

Dirigir entre algumas cidades ou mesmo de um estado para outro também pode ser bacana. Claro que cruzar o país de leste a oeste é uma tarefa bem mais complexa e demandaria muito tempo, mas é parando de cidade em cidade que a gente de fato conhece as pessoas, a culinária, os costumes, o clima e as características de cada lugar.

Por ser um país continental e com uma legislação muito própria de cada estado, é provável que você encontre regras diferentes de um para o outro. Mas, no geral, buscamos algumas dicas dos especialistas para tornar essa empreitada um pouco mais fácil:

Alugar carro nos EUA: permissão internacional

A primeira divergência que você vai encontrar é que a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser aceita em alguns estados, mas não em outros. Portanto, o recomendável é sempre fazer a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Esse documento vale não apenas para os Estados Unidos, mas para qualquer país e é traduzido para sete idiomas. Sendo assim, solicite a sua no Detran da sua cidade, com bastante antecedência da viagem. Dependendo da sua região, o documento pode demorar para ficar pronto e os valores para a emissão também variam.

Reserva pela internet

Com a PID e as passagens em mãos, o passo seguinte é fazer a reserva do seu veículo. Em agências de viagens brasileiras, existe essa possibilidade de fazer a reserva junto com o resto do pacote, parcelando tudo. No entanto, se você puder pagar à vista e não se endividar, vale a dica de buscar locadoras americanas e comparar os preços. Espere um dia em que a cotação do dólar estiver favorável e veja se poderá fazer um bom negócio.

Quem pode alugar e dirigir um carro nos EUA

Essa dica pode frustrar os mais jovens, portanto fique atento: nos Estados Unidos, somente estrangeiros com mais de 25 anos estão habilitados a dirigir. Se você tem menos idade que isso, é melhor convencer algum amigo ou parente mais velho para encarar essa viagem com você.

Serviços básicos

Ao fazer a locação de um carro, lembre-se que o clima nos Estados Unidos varia muito de um estado para outro. Se decidir viajar em Nova York no inverno, é bom solicitar um carro que tenha equipamentos preparados para a neve. Se for à Califórnia ou qualquer estado do Sul, verifique se há ar condicionado. O GPS também é um artigo bastante útil.

Cadeirinha para crianças

Sobre a obrigatoriedade do uso de cadeirinha para transportar bebês e crianças também vale a dica de consultar a lei de cada estado. Mas no geral, os Estados Unidos são bem rígidos com isso.

Assim como no Brasil, você terá de usar assentos especiais para bebês e crianças. Você pode levar o seu do Brasil ou solicitar no momento que vai alugar o carro. As locadoras contam com esse serviço e disponibilizam o aluguel do acessório.