Carro na França: como dirigir e alugar um

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Carro na França: permissão internacional ou CNH?
  2. Outros documentos e idade mínima
  3. Alugue seu carro na França
  4. Locadoras que atuam na França
  5. Pedágios na França

Pensando em alugar um carro na França? Sabia que o país é o mais visitado do mundo, com milhões de turistas a cada ano. A maioria deles acaba conhecendo apenas a capital, Paris. Mas as províncias do interior merecem uma visita demorada, assim como a famosa Côte D’Azur, que é banhada pelo Mar Mediterrâneo.

Se você optar por fazer a viagem para a França de carro, não deixe de conhecer as famosas vinícolas de Bordeaux e Champagne, ou ainda a Rota das Lavandas, na Provence. Os castelos dos vilarejos franceses também são um deleite à parte.

Mas antes de pegar a estrada, confira algumas dicas dos viajantes para alugar um carro na França:

Carro na França: permissão internacional ou CNH?

A França é um dos países que exige a apresentação da Permissão Internacional para Dirigir (PID) no ato da locação do veículo. Esse documento vale em boa parte do mundo e a principal vantagem é que é traduzido para sete idiomas, o que ajuda muito a se deslocar pela Europa.

Se você pretende conhecer vários países, incluindo a França, é melhor preparar a sua PID. A solicitação precisa ser feita no Detran da sua cidade, com bastante antecedência da viagem. Dependendo da sua região, o documento pode demorar para ficar pronto e os valores para a emissão também variam.

Outros documentos e idade mínima

Além do seu passaporte atualizado, com validade mínima de seis meses, para alugar um carro na França será necessário ter um cartão de crédito internacional, porque as locadoras cobram um valor como garantia de caução durante o aluguel do veículo. A locação de carros para estrangeiros também só é permitida para maiores de 21 anos.

Alugue seu carro na França

Com a PID, o passaporte e as passagens em mãos, o passo seguinte é fazer a reserva do seu veículo. Em agências de viagem brasileiras, existe a possibilidade de fazer a reserva junto com o resto do pacote. A Rent Cars é uma das melhores empresas de simulação de aluguel de veículos no exterior e uma boa opção para pagar em reais, parcelando o valor total.

Locadoras que atuam na França

Assim como na maioria dos países, as grandes empresas internacionais também estão na França, como Alamo, Avis, Budget, Enterprise, Europcar, Hertz e Sixt. O valor da diária vai depender do tempo que você pretende ficar com o veículo e se vai querer adicionar o GPS. Também é possível retirar o carro em Paris, ao chegar ao aeroporto, e depois entregá-lo em cidades como Lyon, Toulouse, Cannes, Nice, ou mesmo nos países vizinhos, caso você queira cruzar a fronteira com Portugal, Espanha e até mesmo Mônaco, que fica ao sul.

Lembrando que a devolução do carro alugado em outras cidades e países sempre tem uma taxa extra, que acaba deixando o custo mais elevado.

Pedágios na França

Uma boa dica aos viajantes é com relação aos pedágios. Nas estradas francesas, existem muitos postos de cobrança, por isso é bom se preparar e tentar calcular o valor antes de pegar a estrada que o levará ao destino escolhido. Em média, o valor fica entre 3 e 8 euros.

Ao se aproximar de um pedágio, fique atento também às placas, pois existem guichês exclusivos para pagamento em dinheiro ou cartão. Se você errar o seu, poderá causar um grande transtorno e muitas dores de cabeça.