Carro na Inglaterra: como dirigir e alugar um

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Carro na Inglaterra: cuidado com a mão inglesa
  2. Carro na Inglaterra: permissão internacional ou CNH?
  3. Outros documentos
  4. Reserve o seu carro
  5. Locadoras que atuam na Inglaterra

Pensando em alugar um carro na Inglaterra? Saiba que o país é um dos que possuem algumas das melhores estradas do mundo. Além das belas paisagens, você consegue percorrer as cidades mais famosas e ainda sobra tempo para visitar os países vizinhos, como a Escócia e o País de Gales.

Em Londres, o trânsito é um pouco mais complicado do que nas demais localidades, portanto não é tão recomendável dirigir por lá, até porque existe o pedágio urbano. Mas você pode aproveitar a capital por alguns dias, usando o metrô, e depois alugar um carro e ir até Cambridge, Liverpool, Manchester e Oxford, por exemplo.

Antes de fazer esse planejamento, no entanto, confira essas dicas dos viajantes:

Carro na Inglaterra: cuidado com a mão inglesa

Para quem dirige há muitos anos, essa dica é muito importante: lembre-se que na Inglaterra existe a famosa mão inglesa. Ou seja, o assento do motorista fica à direita do carro e todo o sistema de trânsito é organizado para que você esteja sempre à esquerda dos veículos que estão na contramão, seja nas rodovias ou nas cidades.

Como dirigir é algo automático para muita gente, nos primeiros dias essa mudança pode ser um incômodo e a atenção precisa ser redobrada. Muitos viajantes relatam que ficam batendo a mão direita na porta do carro na hora de trocar a marcha, porque o corpo já está acostumado a fazer o câmbio desse lado. Portanto, se você puder alugar um carro com câmbio automático, ajuda muito!

Outra dica é começar a dirigir na mão inglesa em uma cidade menor, para ir se acostumando, e não em uma estrada ou capital como Londres.

Carro na Inglaterra: permissão internacional ou CNH?

Em tese, a Inglaterra aceita a nossa Carteira Nacional de Habilitação (CNH). No entanto, para não ter dores de cabeça, a recomendação é sempre apresentar a Permissão Internacional para Dirigir (PID) no ato da locação do veículo. Esse documento vale em boa parte do mundo e a principal vantagem é que é traduzido para sete idiomas. A solicitação da PID precisa ser feita no Detran da sua cidade, com bastante antecedência da sua viagem. Dependendo da sua região, o documento pode demorar para ficar pronto e os valores para a emissão também variam.

Outros documentos

Além do seu passaporte atualizado, com validade mínima de seis meses, para alugar um carro na Inglaterra será necessário ter um cartão de crédito internacional, porque as locadoras cobram um valor como garantia de caução durante o aluguel do veículo.

Reserve o seu carro

Com a PID, o passaporte e as passagens em mãos, o passo seguinte é fazer a reserva do seu veículo. Em agências de viagem brasileiras, existe a possibilidade de fazer a reserva junto com o resto do pacote. A Rent Cars é uma das melhores empresas de simulação de aluguel de veículos no exterior e uma boa opção para pagar em reais, parcelando o valor total.

Locadoras que atuam na Inglaterra

Assim como na maioria dos países, as grandes empresas internacionais também estão na Inglaterra, como Alamo, Avis, Europcar e Hertz. Chegando ao aeroporto, você vai encontrá-las com muita facilidade e poderá devolver o carro na mesma localidade em que retirou ou até mesmo em outros países do Reino Unido. Lembrando que essa devolução tem um custo maior.