Carro na Itália: como dirigir e alugar um

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Carro na Itália: permissão internacional ou CNH?
  2. Outros documentos
  3. Alugue seu carro na Itália
  4. Locadoras que atuam na Itália
  5. Pedágios

Pensando em alugar um carro na Itália? O país tem algumas das paisagens mais deslumbrantes do mundo. Se você estiver pensando em cruzar o país de carro, ficará até difícil escolher por onde começar.

Uma das rotas mais famosas e bonitas é a do norte, descendo pela costa leste, visitando cidades como Milão, Veneza, Bolonha, Pádua e Florença. O roteiro da Toscana é ainda mais inspirador e merece um bom planejamento para não perder nada. Roma e Nápoles também valem vários dias de passeio para mergulhar nessa cultura milenar da região da Itália.

No entanto, antes de pegar a estrada, fique atento às melhores dicas dos viajantes:

Carro na Itália: permissão internacional ou CNH?

A Itália é um dos países que exige a apresentação da Permissão Internacional para Dirigir (PID) no ato da locação do veículo. Esse documento vale em boa parte do mundo e a principal vantagem é que é traduzido para sete idiomas, o que ajuda muito a se deslocar pela Europa.

Se você pretende conhecer vários países, incluindo a Itália, é melhor preparar a sua PID. A solicitação precisa ser feita no Detran da sua cidade, com bastante antecedência da viagem. Dependendo da sua região, o documento pode demorar para ficar pronto e os valores para a emissão também variam.

Outros documentos

Além do seu passaporte atualizado, com validade mínima de seis meses, para alugar um carro na França será necessário ter um cartão de crédito internacional, porque as locadoras cobram um valor como garantia de caução durante o aluguel do veículo.

Alugue seu carro na Itália

Com a PID, o passaporte e as passagens em mãos, o passo seguinte é fazer a reserva do seu veículo. Em agências de viagem brasileiras, existe a possibilidade de fazer a reserva junto com o resto do pacote. A Rent Cars é uma das melhores empresas de simulação de aluguel de veículos no exterior e uma boa opção para pagar em reais, parcelando o valor total.

Locadoras que atuam na Itália

Assim como na maioria dos países, as grandes empresas internacionais também estão na Itália, como Alamo, Avis, Enterprise, Europcar, Goldcar Hertz e Sixt. O valor da diária vai depender do tempo que você pretende ficar com o veículo e se vai querer adicionar o GPS. Também é possível retirar o carro em uma cidade, ao chegar ao aeroporto, e depois entregá-lo em outra. Claro que isso tem um custo maior.

Pedágios

Uma dica valiosa dos viajantes é com relação aos pedágios. Ao entrar em uma estrada italiana, você receberá um bilhete que deve guardar até o final da viagem. Somente no último pedágio é que você precisa entregá-lo e será feito o cálculo total do valor devido de acordo com o seu trajeto. Se eventualmente você perder o bilhete, poderá ser cobrada uma multa bem salgada, superando os 50 euros.