Carro no Japão: como dirigir e alugar um

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Carro no Japão: CNH e PID não são aceitas
  2. Reserve seu carro no Japão
  3. Locadoras que atuam no Japão
  4. Mão inglesa no Japão
  5. Embaixada do Japão

Alugar um carro para conhecer o Japão pode ser o sonho de muitos brasileiros, especialmente os descendes nipônicos que desejam desbravar suas origens. Mas essa missão não é tão simples quanto nos países da América Latina, Europa, Estados Unidos ou Canadá. As regras japonesas são diferentes e não é qualquer turista que está autorizado a guiar pelas estradas e cidades japonesas.

Confira algumas dicas antes de pensar em alugar um carro no Japão:

Carro no Japão: CNH e PID não são aceitas

A nossa Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e a Permissão Internacional para Dirigir (PID) não são aceitas no Japão. Para conduzir por lá é necessário fazer a carteira de motorista japonesa ou retirar uma outra licença de condução internacional que é emitida em alguns países, chamada “Carta de Condução Internacional” ou “Licença de Condução Internacional” . Isso ocorre porque o Japão é signatário de outros tratados internacionais, mas não daquele que contempla a PID, que é aceita na maioria dos países do mundo. Portanto, essa regulamentação já pode frustrar os planos de muitos brasileiros. Mas lembre-se que sempre é possível contratar um motorista local para dirigir por você, não é mesmo?

Reserve seu carro no Japão

Se você tem os documentos exigidos no Japão ou vai dividir o carro com um japonês habilitado, separamos mais algumas dicas importantes. A primeira delas é a regra de ouro de fazer a reserva com antecedência.

Em agências de viagem brasileiras, existe essa possibilidade e você pode pagar com o resto do pacote. A Rent Cars  também faz simulações para aluguel de carro no Japão e vale a pena conferir os preços em reais.

Locadoras que atuam no Japão

No Japão, encontramos algumas locadoras internacionais, como Budget, Europcar e Hertz. Existem outras nacionais que merecem uma cotação, como Honda, Nippon Rent a Car, Nissan Rent a Car, Orix Rent a Car, Sky Rent a Car, Times Car Rental, Toyota Rent a Car. Todas elas possuem site na internet e é melhor contratar a locação com bastante antecedência para conseguir bons preços.

Mão inglesa no Japão

Curiosamente, no Japão os motoristas dirigem como se estivessem no Reino Unido, à esquerda. Ou seja, nos primeiros dias, é possível que você se atrapalhe um pouco, especialmente se é um motorista habilitado há muitos anos, acostumado a conduzir quase que automaticamente. Para facilitar a sua vida, tente alugar um carro com câmbio automático, isso evita ter que trocar de marcha o tempo todo e se atrapalhar.

Embaixada do Japão

Como o sistema de trânsito no Japão é bem diferente e a PID não é aceita por lá, vale a pena pedir entrar em contato com a Embaixada do Japão e nos consulados.