Carro no Uruguai: como dirigir e alugar um

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Carro no Uruguai: permissão internacional ou CNH?
  2. Alugue o seu carro no Uruguai
  3. Seguro Auto

Sua viagem para o Uruguai já está marcada e você está pensando em alugar um carro?

Quem já percorreu algum país de carro sabe que parar de cidade em cidade é a melhor maneira de conhecer as pessoas, a culinária, os costumes, o clima e a história de cada lugar. No Uruguai, essa dica é ainda mais valiosa quando nos damos conta de que é possível cruzar o país em apenas 18 horas de estrada. É por isso que muitos uruguaios ficam impressionados com as distâncias muito maiores que existem entre os estados brasileiros, mesmo aqueles aparentemente mais próximos.

Se você pretende alugar um carro para desbravar as belas paisagens de lá, fique atento a estas dicas de quem já fez a travessia:

Carro no Uruguai: permissão internacional ou CNH?

A nossa Carteira Nacional de Habilitação (CNH) pode ser usada tranquilamente no Uruguai. Isso porque o país é membro do Mercosul e até mesmo o nosso RG é suficiente para entrar em terras uruguaias. De todo modo, sempre é recomendável levar o passaporte e fazer a Permissão Internacional para Dirigir (PID).

Esse documento vale em boa parte do mundo e a principal vantagem é que é traduzido para sete idiomas, inclusive o espanhol. Sendo assim, solicite a sua no Detran da sua cidade com bastante antecedência da sua viagem. Dependendo da sua região, o documento pode demorar para ficar pronto e os valores para a emissão também variam.

Alugue o seu carro no Uruguai

Com a PID e as passagens em mãos, o passo seguinte é fazer a reserva do seu veículo. Em agências de viagens brasileiras, existe essa possibilidade de fazer a reserva junto com o resto do pacote, parcelando tudo. Deixar para alugar um carro ao chegar ao Uruguai pode ficar mais caro e você corre o risco de não ter veículos disponíveis na hora. Quem já viajou para o Uruguai recomenda uma busca no RentCars, que compara os preços em várias locadoras e permite o parcelamento.

Dentre as empresas locais e que têm reputação internacional, é possível alugar com Alamo, Sixt, Localiza, Hertz, Budget e Europcar. Além de retirar o carro no Aeroporto Internacional Carrasco e já sair com o veículo, a maioria das grandes cidades uruguaias possui filiais onde você poderá deixar o carro se quiser seguir viagem de outra maneira.

Seguro Auto

Apesar de o Uruguai ser um dos países com as menores taxas de violência da América Latina, é bom não facilitar e contratar um seguro para o carro no ato da locação. Além de se precaver em caso de batidas ou acidentes, se o veículo for roubado você estará assegurado e não vai estragar a sua viagem com burocracias e um valor totalmente exorbitante. Em boa parte dos orçamentos de aluguel de carro no exterior, o seguro está incluído. No entanto, fique atento a todas as cláusulas e se elas estão de acordo com a sua necessidade.