Como abrir conta no Banco do Brasil?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Conta Fácil
  2. Conta Corrente
  3. Conta Poupança

O Banco do Brasil oferece quatro tipos básicos de conta: conta fácil, conta corrente, conta poupança e conta salário.

A conta fácil é a grande novidade da instituição, pois é aberta totalmente online, com um celular que tenha acesso à internet e o aplicativo próprio.  A conta corrente tradicional, a conta poupança e conta salário são abertas somente pessoalmente na agência e esta última só por solicitação de uma empresa.

Conta Fácil

O primeiro passo para abrir a Conta Fácil é fazer o download do aplicativo disponível para aparelhos com sistema operacional Android ou IOS (IPhone). Feito o download é só ler os termos e condições e seguir o passo a passo.  Para ativar a conta basta fazer um depósito, de qualquer valor, em qualquer agência.

Com a Conta Fácil do Banco do Brasil o correntista pode fazer saques, depósitos em dinheiro, transferências, pagamentos, recarga de telefone celular, cadastrar contas em débito automático e compras com cartão de débito Ourocard Conta Fácil, que tem a bandeira Elo.

Inicialmente a Conta Fácil tem um limite de movimentação de R$ 500. O limite é alterado para R$ 5.000 após a validação da selfie e documento de identificação do cliente pelo banco, tudo enviado pelo próprio aplicativo.

Conta Corrente

Com a conta corrente você consegue fazer movimentações sem limite de valores. Tem direito ainda a um crédito pré-aprovado para empréstimo pessoal, cartão de crédito, cartão de débito, cheque, transferência DOC e TED, e extratos mensais para os seus correntistas.

Para abrir a conta corrente é preciso ir pessoalmente em uma agência e levar RG, CPF e comprovante de residência com no máximo 90 dias.  Também é preciso levar comprovante de renda, que pode ser a carteira de trabalho, holerite ou contrato de estágio, por exemplo.

Este tipo de conta pode ser aberta por qualquer pessoa com a partir de 16 anos. Quem ainda não tem 18 anos completos precisa ser acompanhado pelos responsáveis legais.

Só não pode abrir a conta corrente quem está negativado ou com o nome no SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa. Isso acontece porque o risco de inadimplência do negativado é maior, o que não é vantajoso para o banco.

Conta Poupança

Este é o tipo de conta mais democrático que existe. Pode ser aberta para pessoas de qualquer idade, inclusive crianças e adolescentes, e não precisa de comprovação de renda.

Com esta conta você pode receber pagamentos, pagar contas, agendar pagamentos e fazer compras com cartão de débito. Outra vantagem é que a conta poupança pode ser aberta mesmo para quem está negativado.

Também vale lembrar que os bancos são proibidos, pelo Banco Central, de cobrar qualquer taxa ou tarifa de Conta Poupança. E ainda tem um rendimento médio de 0,5% ao mês ou 6,17% por ano.  Pode ser considerado pouco, mas é garantido.

Para abrir uma conta poupança é preciso ir até uma agência do Banco do Brasil, com RG, CPF e comprovante de residência, com no máximo 90 dias. Se o titular da conta for menor de idade, os responsáveis legais devem fazer o processo.