Como funciona a Estante Virtual?

Por Redação IQ 360

como-funciona-estante-virtual

Criada em 2005 pelo administrador carioca André Garcia, a Estante Virtual é um portal que reúne sebos do Brasil inteiro. Em 2017 a startup foi comprada pela Livraria Cultura.
Em maio de 2018 o site oferecia acesso a mais de 16,5 milhões de livros semi-novos e usados. No Estante Virtual é possível encontrar ainda livros raros e esgotados por até 50% o valor de um equivalente em uma livraria tradicional.
São cerca de 4 milhões de usuários cadastrados, que geram uma venda de cerca de 10 mil livros por dia, ou 1 livro comprado a cada 5 segundos. O número de vendedores também é grande, sendo 2,5 mil contabilizados até maio de 2018.

Como faço para comprar na Estante Virtual?

Após fazer seu cadastro, você precisa pesquisar pelo livro/título que deseja. O site oferece uma série de filtros.  Quando você selecionar o livro ele vai para o carrinho de compras.
O site avisa o livreiro do seu interesse em comprar o livro. O próprio livreiro entrará em contato com você por e-mail para dar andamento ao negócio. Quando o pagamento é confirmado você recebe um e-mail avisando. Aí é só aguardar o envio.
Sempre guarde os comprovantes de depósitos para futuras comprovações. Outra dica é tentar comprar sempre mais de um livro, porque aí é cobrado um único frete.
Os livros podem ser enviados como encomenda normal e o valor é calculado pelo peso dos produtos selecionados mais o valor do serviço “registro módico”, que é o código para rastreamento da entrega no sistema dos Correios.
Também há a opção de ser enviado por PAC ou Sedex. Neste caso o valor é calculado pelo peso, mas leva em consideração também a origem (CEP do vendedor) e destino (CEP do comprador).
Importante: se em uma compra você selecionar livros de diferentes livreiros, serão somados ao valor do frete as diferentes postagens, com diferentes “registros módicos”. Se a compra for do mesmo livreiro, será cobrara uma única tarifa de “registro módico”.

Posso acompanhar o pedido?

Sim, no próprio site há uma opção para acompanhamento do pedido, desde o processamento do pagamento, a data da postagem até o recebimento em sua casa.
O prazo de entrega varia de acordo com a forma de envio, origem e destino, mas sempre começa a contar a partir da confirmação do pagamento. O livreiro tem dois dias úteis após a confirmação de pagamento para enviar os produtos.

É seguro usar a Estante Virtual?

É seguro usar a Estante Virtual?
No site, a Estante Virtual afirma ter o compromisso de garantir privacidade e segurança para seus usuários, tanto vendedores quanto compradores.
Todo o tráfego de dados do sistema é feito usando certificado SSL (Secure Sockets Layer). Com isso o site garante uma compra segura. Este tipo de certificado é mundialmente conhecido e usado, por exemplo, por bancos.
Já no link “Nossas Garantias” do site, a Estante Virtual afirma que todo o processamento dos pagamentos é feito pela Paypal e pela Moip, empresas que seguem os mais rigorosos padrões de Segurança de Dados para a Indústria de Cartões de Pagamento (PCI).