Como ganhar mais dinheiro?

Por Redação IQ 360

como-ganhar-dinheiro

Essa é a pergunta que vale um milhão. Se alguém tivesse a fórmula de ganhar dinheiro, seríamos todos ricos, não é verdade? Mesmo quando encontramos alguns caminhos relatados por quem já conseguiu chegar à casa dos seis dígitos na conta bancária, esses depoimentos são diferentes entre si. Os especialistas, no entanto, alertam que algumas atitudes podem ajudar a acumular um pouco mais de capital sem esperar uma vida inteira para poder usufruí-lo.
Confira:

Pesquisar, planejar e investir

A regra de ouro de pesquisar e comparar preços também ajuda você a ganhar mais dinheiro. Ao fazer um planejamento inicial dos seus gastos, detalhando em uma planilha todas as suas contas fixas e inesperadas por mês, comparando com o seu salário, você poderá visualizar quanto sobra ao final e poderá investir para que o dinheiro trabalhe por você. Se nesse diagnóstico inicial você perceber que não está sobrando nada e ainda tem dívidas acumuladas, é melhor ficar mais atento aos seus gastos e controlar as contas usando essa mesma tabela. Corte o supérfluo, pesquise onde é mais barato comprar o básico (como a lista do supermercado) e economize em tudo o que puder. Estabeleça uma meta de tempo nessa economia e veja quanto consegue poupar e investir. Você vai se surpreender no longo prazo se conseguir manter uma disciplina.

Comparar o seu salário com o mercado

Alguns milionários também afirmam que o seu salário ajuda a gerar mais dinheiro se você ficar de olho no mercado e na concorrência. Traduzindo isso para o dia a dia, significa ficar atento às vagas que são oferecidas em outras empresas na mesma função que você exerce e tentar se candidatar a elas. Mesmo que o seu objetivo final não seja mudar de emprego, ao ser chamado para uma entrevista, você poderá ter ainda mais detalhes sobre o valor do salário e depois tentar negociar um aumento com o seu chefe atual. Se ele não conseguir segurar o seu talento com um montante maior, talvez seja o caso de mudar de empresa agora e investir a diferença do salário em um fundo que vá rentabilizar bem.

Capitalizar o seu trabalho

Outra dica dos bem-sucedidos é fazer com o que o seu talento seja mais rentável sempre. Ou seja, se você conseguiu identificar habilidades pessoais, invista nelas. Faça cursos de aperfeiçoamento, como de extensão e pós-graduação. Procure empregos focados nessas funções ou até mesmo abra a sua própria empresa segmentada na sua área de melhor aptidão. Os especialistas confirmam que fazer o que se gosta significa que você poderá se tornar uma referência e isso pode ser bastante valioso, em qualquer área.

Networking periódico

Por último, mantenha sua rede de contatos ativa sempre. Não apenas para saber onde é melhor investir neste momento, mas para observar as tendências e saber como o seu talento pode acabar impactando em alguma atividade nova, por exemplo. Essa dica tem tudo a ver com as anteriores, mas é preciso estar com as antenas ligadas para perceber as novas oportunidades.