Como regularizar seu título eleitoral

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Como regularizar meu título de eleitor?
  2. Estou regular, mas perdi meu título
  3. Quero transferir meu local de votação

Se você faltou em alguma eleição e não justificou seu voto, pode ser que esteja irregular com a Justiça Eleitoral. Se este for o caso, é necessário fazer um processo de regularização do título de eleitor para poder participar de um novo processo e readquirir alguns direitos.

O primeiro passo é saber se realmente seu título está irregular. Para conferir esta informação, basta preencher o nome completo e a data de nascimento diretamente no Portal do TSE

Como regularizar meu título de eleitor?

Se sua situação é “irregular”, é sinal de que ficou até duas eleições seguidas sem votar ou justificar sua ausência. Importante lembrar que cada turno representa uma eleição para efeito de contagem, ou seja, em um ano eleitoral podem haver duas faltas.

O procedimento é simples, procure o cartório eleitoral mais próximo do seu endereço, munido de documento de identificação com foto. Provavelmente você terá de pagar uma multa que costuma variar de R$ 3,51 a R$ 35,10, dependendo da análise do juiz eleitoral da região.

Estou regular, mas perdi meu título

Se sua situação estiver “regular”, mas você perdeu seu título, é possível baixar a versão digital do documento e apresentar na hora da votação. Basta localizar o aplicativo “e-Título” no smartphone ou tablet e inserir as informações para obter a versão eletrônica.

Se já tiver feito o recadastramento biométrico – cadastro das impressões digitais – junto à Justiça Eleitoral, a versão do e-Título virá acompanhada da sua foto, o que facilitará a identificação na hora do voto. Caso ainda não tenha ocorrido o recadastramento biométrico na sua cidade, a versão do e-Título será baixada sem a foto, o que te obrigará a levar um outro documento oficial com foto para se identificar ao mesário.

Você também pode solicitar a segunda via do título até 10 dias antes da eleição de forma gratuita. Basta ir ao cartório eleitoral do município portando documento de identidade.

Quero transferir meu local de votação

Se você mudou de cidade e precisa alterar o local de votação para exercer o direito de voto, basta comparecer ao cartório eleitoral mais próximo do novo endereço. Você precisa levar um documento oficial com foto e seu novo comprovante de residência.