Como saber se a sua geladeira gasta muita energia?

Por Redação IQ 360

geladeira-gasto-energia

A geladeira com certeza é a maior gastadora de energia da sua casa, isso porque é o único eletrodoméstico que funciona 24 horas por dia ligado na tomada. Se formos colocar na ponta do lápis, a geladeira sozinha é responsável, em média, por 25% a 30% do valor da sua conta de energia.

Mas como saber o gasto?

O primeiro indicador de que sua geladeira está gastando mais do que deveria é se o valor da sua conta de luz está acima da média dos últimos meses.
No site da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel você encontra ainda informações que podem ajudar a calcular o gasto de energia dos seus eletrodomésticos e eletrônicos.
Na maioria dos casos, o problema pode ser o desgaste da borracha que fica no entorno da porta da geladeira, que se deteriora ao longo do tempo de uso e prejudica a vedação. Quando a vedação não funciona corretamente, a geladeira precisa fazer o motor funcionar mais para manter a temperatura baixa e os produtos que estão dentro frios, e com isso a conta de energia vai lá em cima.
Outro problema que pode fazer com que a geladeira gaste mais é o mau funcionamento do motor. Se você notar som diferente ou mais alto do que o normal, talvez seja hora de chamar um técnico para fazer manutenção.
Se a geladeira está na garantia, você pode entrar em contato com o fabricante. As principais marcas oferecem SAC e suporte pela internet, como, por exemplo, a Electrolux, a Brastemp, GE, LG.
Se está fora da garantia você deve recorrer a uma empresa autorizada a trabalhar com a marca da sua geladeira. Esta lista vem junto com o eletrodoméstico na hora da compra, mas também pode ser conseguida nos sites.

Dicas para ajudar a economizar energia

  • Evite deixar a geladeira com a porta aberta por muito tempo. Isso com certeza sua mãe falou muito e ela está coberta de razão. Isso porque, para manter o interior climatizado e os alimentos frios, o motor deve trabalhar mais e, consequentemente, gastar mais energia.
  • Ajuste o termostato da geladeira seguindo das orientações do fabricante. Fique atento às mudanças e faça os ajustes necessários.
  • Não forre as prateleiras com toalhas, vidros ou plásticos. O design foi criado para melhor circulação do ar frio dentro da geladeira. Quando você bloqueia ao forrar a prateleira, mais uma vez o motor tem que trabalhar mais para manter a temperatura. E aí mais gasto de energia.
  • Limpe e faça o desgelo da geladeira periodicamente.
  • Não seque roupas e calçados atrás da geladeira. Essa ação pode parecer rotineira, mas também representa maior funcionamento do motor.
  • Deixe a geladeira em um local bem ventilado e não encostando em paredes ou móveis. Também é indicado deixar longe de raios solares e fontes de calor, como fogões e estufas.

Quer saber o que pesa mais na sua conta de energia? Veja aqui.