4 segredos para ser um bom chefe

Por Redação IQ 360

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  1. Mantenha o diálogo aberto
  2. Reconheça os méritos da equipe
  3. Seja o melhor exemplo
  4. Delegar e estabelecer metas

Um bom ambiente de trabalho depende de muitos fatores para estimular uma equipe. Às vezes, um bom salário é a motivação inicial para se ingressar em uma empresa, mas, a longo prazo, serão outros fatores que vão determinar a permanência dos funcionários e talentos por anos consecutivos.

No Brasil, sabemos que a jornada semanal é de 40 a 44 horas de trabalho. Uma boa parcela desses trabalhadores passa esse tempo dentro da empresa ou do escritório, especialmente no mundo corporativo. Isso significa que as relações pessoais precisam ser ao menos agradáveis, além de ter tarefas estimulantes, que desafiem e motivem a equipe.

Grande parte dessa responsabilidade é atribuída aos chefes. Claro que as estruturas físicas do ambiente de trabalho, assim como os recursos materiais, são fundamentais. Mas é na capacidade de liderar e motivar a equipe que está o segredo do sucesso.

Confira algumas dicas dos especialistas:

Mantenha o diálogo aberto

Um bom chefe é aquele que consegue ouvir a sua equipe. Converse com os seus subordinados sobre o desenvolvimento das tarefas que lhes foram encarregadas, aponte caminhos para solucionar problemas ou dúvidas trazidos por eles. Dar um retorno individual sobre o desempenho de cada um depois da entrega de um relatório ou finalização de um projeto (o famoso feedback) também pode trazer mais segurança. Não adianta cobrar por algo que não foi feito se você não conseguiu acompanhar o processo. Deixe o canal aberto para que eles possam procurá-lo com mais facilidade.

Reconheça os méritos da equipe

Ao liderar um grupo de funcionários, não é somente o seu trabalho que vai fazer a diferença. Na maioria dos casos, é o desempenho da equipe toda que vai dar um retorno significativo à empresa. Portanto, ao perceber o esforço e o bom resultado de um funcionário, é importante destacá-lo em reuniões. Ao final, também reforce o empenho de todos, apontando acertos e soluções encontradas. Assim, você estimula a colaboração entre os membros da equipe e enfatiza o quanto isso será importante nos novos desafios.

Seja o melhor exemplo

Líderes que inspiram uma equipe inteira também são aqueles que servem de exemplo. Não adianta cobrar algo que você mesmo não será capaz de entregar ou cumprir. O mesmo vale para o que você não deseja que seja feito. O chefe sempre é o espelho de sua equipe. Se algo vai mal, é porque alguma coisa ficou perdida pelo caminho. Portanto, seja o primeiro a chegar, promova atividades que possam desenvolver os projetos de forma mais orgânica e coloque a mão na massa. Sabemos que liderar uma equipe já requer muito esforço e demanda tempo, mas se você não fizer a sua parte em cada projeto, será difícil inspirá-los a continuar.

Delegar e estabelecer metas

Outra característica de um bom chefe é saber delegar tarefas. Para isso, estabeleça as metas e deixe claro quais são os objetivos e as expectativas da diretoria em cada projeto. Prazos também devem ser definidos com alguma antecedência. Com isso, você terá tranquilidade para entregar tarefas sem medo dos resultados que virão. Lembre-se de não abandonar a equipe depois disso. Continue próximo e mantenha o diálogo!