Como comprar dólar barato?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Para comprar dólar barato, não tenha preguiça e pesquise os melhores preços
  2. Pesquise no site do Banco Central
  3. Comece a comprar dólar aos poucos
  4. Limite de dinheiro em espécie

Pensando em como comprar dólar barato? Mesmo com a economia castigando, muitas pessoas têm a expectativa de poder viajar para fora do Brasil durante as férias. Viagens internacionais estão entre os principais destinos dos brasileiros e, junto com o desejo, vêm as dúvidas de como comprar moedas estrangeiras com melhores preços.

No caso de uma viagem aos Estados Unidos, por exemplo, você precisará comprar dólar. E com o preço alto e constantemente oscilando, qualquer centavo que se puder economizar será de grande valia.

Logo de cara, para poder comprar a moeda mais barata, a principal dica é comprar o dólar em espécie, pois a taxa (IOF) é 1,1%. Enquanto no cartão de crédito ou no cartão pré-pago a taxa de IOF é de 6,38%.

Abaixo listamos mais algumas dicas que podem te ajudar a comprar dólar mais barato:

Para comprar dólar barato, não tenha preguiça e pesquise os melhores preços

Pesquise tanto em sites quanto em casas de câmbio o valor do dólar. Alguns bancos também vendem dólar e geralmente com preços mais atrativos que as da casa de câmbio. Mas lembre-se que é preciso embutir um acréscimo de taxa no banco, coisa que já é feita nas casas de câmbio e sites. Muitas casas oferecem o serviço de entregar em casa, podendo comprar online ou fazendo depósito, o que pode ajudar na comodidade e segurança do comprador.

Pesquise no site do Banco Central

O Bacen (Banco Central) possui um sistema em que é possível checar qual casa de câmbio cobra o menor Valor Efetivo Total (VET). No site é possível ver qual instituição financeira possui o menor valor do dólar que o consumidor terá de pagar já com as taxas embutidas no preço. Consulte o site: https://www.bcb.gov.br/rex/vet/index.asp

Comece a comprar dólar aos poucos

A pior coisa é tentar adivinhar qual o melhor dia para se comprar a moeda, já que é impossível definir um momento certo de aquisição. A dica aqui é parcelar a compra da moeda por causa de suas oscilações. Por exemplo: se falta um mês para a sua viagem e você pretende levar 4 mil dólares, a dica é comprar mil dólares por semana, pois assim você terá um valor médio do momento. Provavelmente nem o pior e nem o melhor valor.

Limite de dinheiro em espécie

Cuidado com o exagero de moedas em espécie, pois existe um limite de dinheiro que se pode levar ao deixar o Brasil. Se o seu montante for maior que R$ 10 mil você precisará declarar à Receita Federal, preenchendo um documento alfandegário no aeroporto.