4 dicas para comprar eletrodomésticos baratos

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Compre só o necessário
  2. Seja honesto consigo mesmo
  3. Usado quase novo
  4. Liquidações no começo do ano

Comprar eletrodomésticos novos ou mobiliar a casa que acabou de ficar pronta não sai barato. Em alguns casos, dependendo da qualidade do produto e se você quiser adquirir os mais modernos que existem no mercado, prepare-se para comprometer uma boa parte do seu orçamento por vários meses. No entanto, se a ideia é não gastar tanto assim, fique atento a estas dicas:

Compre só o necessário

Muitos hipermercados oferecem um departamento só para os eletrodomésticos. Alguns inclusive ficam posicionados bem na entrada, ao alcance do seu carrinho vazio e da sua disposição inicial para começar a fazer as compras. Mas se a economia é a sua palavra de ordem, resista às tentações. Não ceda aos modelos novos que acabaram de chegar à loja. Se a sua intenção é comprar uma geladeira nova, vá direto aos modelos que estão no mostruário e não fique passeando para ver as novidades.

Seja honesto consigo mesmo

Uma outra dica para focar na hora da compra é ter em mente os seus hábitos reais. Não adianta se encantar com uma máquina de pão se você nunca teve o costume de fazer ou mesmo de comer pão caseiro. Muitas pessoas se iludem ao mudar para a casa nova, achando que terão costumes totalmente diferentes, e acabam gastando muito em eletrodomésticos que nunca usaram antes. Para quem quer economizar, a dica de ouro é comprar só o estritamente necessário. Ao longo do tempo, é claro que você pode adquirir novos hábitos. Mas antes, livre-se das dívidas desses itens básicos e essenciais. Mais adiante, reavalie se de fato está querendo comprar um produto diferente.

Usado quase novo

Se o orçamento está bem apertado mesmo, não descarte a possibilidade de comprar um eletrodoméstico usado. Em sites especializados de vendas de produtos usados, é possível encontrar ótimas ofertas de itens seminovos, seja porque a pessoa comprou e acabou não usando, seja porque decidiu vender tudo e mudar de cidade ou país. Consulte essas ofertas, negocie o preço e lembre-se de fazer uma boa avaliação do estado do produto. Levar alguém mais experiente para ajudar você nessa análise antes da compra é o ideal. Não esqueça de testar antes de comprar.

Liquidações no começo do ano

Se você está preparando a sua mudança, comece a procurar as promoções de eletrodomésticos assim que possível. Em último caso, se achar preços realmente competitivos, compre e deixe na casa dos seus pais ou de algum amigo. É sempre bom lembrar que as melhores promoções acontecem no primeiro trimestre do ano. Algumas lojas oferecem descontos interessantes em novembro e dezembro, tentando aproveitar o 13º salário dos consumidores. Mas não caia nas armadilhas do comércio, pesquise nos meses anteriores e compare os preços.