Como consultar o CPF no Serasa e descobrir seu score de crédito

Índice de Conteúdomenu

  1. Acesse o site do Serasa
  2. Cadastro no site do Serasa
  3. Confirmação de e-mail
  4. Primeiro acesso ao seu score de crédito

O Serasa é um dos três principais bancos de dados brasileiros responsáveis pelo score de crédito.  O score indica se o cliente é um bom pagador, sua frequência de compras e como se comporta com as dívidas. Essa informação pode ser decisiva na hora de ser aprovado para um cartão, empréstimo ou financiamento.

Desde de abril de 2017, o Serasa Experian disponibilizou aos consumidores a checagem da sua própria pontuação. Mas muitas pessoas ainda sentem dificuldades na hora de consultar o score de crédito. Pensando nisso, fizemos um tutorial com todas as etapas para fazer seu cadastro e consultar sua pontuação de forma rápida, simples e gratuita. É importante ressaltar que consultar o CPF no Serasa é grátis.

Acesse o site do Serasa

Ao entrar no site do Serasa, logo no inicio você verá um botão laranja indicando “Consultar agora grátis”. Se você navegar um pouco por essa página inicial pode conferir algumas explicações de como funciona o score do Serasa. Para acessar o site, clique aqui.

Cadastro no site do Serasa

Ao ser redirecionado para a página de cadastro do Serasa Consumidor, você irá encontrar algumas opções: se já possui cadastro você pode entrar pelo seu login do Facebook ou pelo e-mail do Google. Mas se for seu primeiro acesso, clique em “Cadastrar”.

Após apertar o botão de cadastrar, vão aparecer alguns campos que devem ser preenchidos para que o Serasa possa coletar suas informações:

  • CPF: é através desse número que o Serasa coleta suas informações pessoais para gerar sua pontuação, o score de crédito.
  • Nome completo: digite seu nome completo. Certifique -se de colocar todos os dados corretamente.
  • Data de nascimento: esse dado é muito interessante. O score além de te mostrar a sua pontuação, também te informa se você está abaixo ou acima da média da maioria das pessoas da mesma faixa etária que você.
  • E-mail e senha: coloque seu e-mail e crie uma senha de no mínimo oito caracteres. Caso você queira, a equipe do Serasa vai começar a te enviar e-mails com dicas para aumentar e manter seu score alto.

Confirmação de e-mail

Fique atento ao seu e-mail. Após o cadastro no site, por questões de segurança, você receberá um e-mail de confirmação do Serasa Consumidor. Lá é só clicar em “Confirmar cadastro”. Logo depois você receberá um outro e-mail, oficializando seu cadastro. E agora você já está pronto para conferir seu score de crédito. Viu como é fácil?

 

Primeiro acesso ao seu score de crédito

Após fazer o cadastro, você já está habilitado a acessar o site pela primeira vez! Para te ajudar, vamos indicar aqui as principais funcionalidades do site, e como você pode aproveitar muito mais das informações dele.

  • Seu score: indica sua pontuação atual. Para gerar essa pontuação, o Serasa leva em conta suas informações cadastrais, dívidas em aberto e cadastro positivo, se tiver*.
  • Pontuação média: ao lado do seu score, há a pontuação média das pessoas da sua idade, assim você pode ver se está abaixo ou acima da média.
  • Cadastro positivo: caso você ainda não tenha um cadastro positivo no Serasa, pode clicar nesta notificação e iniciar o cadastro.

Se quiser saber mais sobre a importância do score de crédito, como melhorá-lo e quais as outras instituições que armazenam esse tipo de informação, clique aqui.