O que é conta salário?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. O que é possível fazer com a conta salário?
  2. O que é preciso para abrir uma conta salário?
  3. O banco pode descontar dívidas ou parcelas de negociação na conta salário?
  4. Posso escolher em qual banco abrir a conta salário?
  5. Mas e se eu quiser usar a minha conta?

A conta salário é uma conta aberta por iniciativa e solicitação do empregador em nome do empregado, para pagar o salário.

Os funcionários não podem solicitar abertura da conta salário e cada conta salário recebe pagamentos específicos das empresas solicitantes.  Se o funcionário sair da empresa, a conta salário é encerrada.

Além do salário, o empregador pode usar a conta para o pagamento de proventos, vencimentos, aposentadorias, pensões e similares.

Não incide nenhuma cobrança de tarifas sobre as movimentações e o empregador fica responsável pela identificação dos beneficiários.

O que é possível fazer com a conta salário?

O que os funcionários terão direito com uma conta salário depende muito do contrato firmado entre o empregador e o banco.

É possível ter, por exemplo, cartão de débito para saque e realização de compras, fazer saques na boca do caixa ou em caixas eletrônicos.

Os funcionários poderão fazer ainda até cinco saques a cada crédito (pagamento da empresa), duas consultas de saldo e dois extratos por mês. Porém, esta conta não dá direito a cartão de crédito, cheques ou limite especial.

O que é preciso para abrir uma conta salário?

O banco pede os documentos básicos para a abertura de conta salário: RG, CPF e comprovante de endereço atualizado. Outros documentos necessários são de responsabilidade da empresa.

O banco pode descontar dívidas ou parcelas de negociação na conta salário?

A grande vantagem deste tipo de conta é que o banco não pode fazer nenhum tipo de desconto e o funcionário tem acesso ao salário todo. Os descontos só são feitos se o empregado autorizar previamente e formalmente.

Posso escolher em qual banco abrir a conta salário?

Não, a conta salário deve ser aberta no banco que a empresa indicar, pois será o banco com o qual a empresa mantém contrato para o pagamento de todos os funcionários.
Todos os bancos possuem a modalidade conta salário entre seus serviços. Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal são alguns bancos que fornecem informações sobre conta salário em seus sites.

Mas e se eu quiser usar a minha conta?

Se você quiser usar sua conta não precisa se preocupar em sacar da conta salário e depositar na conta corrente ou poupança. Todos os bancos têm um serviço chamado portabilidade de salário.

Com a portabilidade fica garantida a transferência gratuita e integral do salário para outra conta de preferência do empregado. E a portabilidade pode ser feita para qualquer banco, ou seja, o funcionário não precisa necessariamente ter conta no banco contratado pela empresa.

É importante falar que, de acordo com as regras do Banco Central, todos os bancos são obrigados a fornecer o serviço de portabilidade sem cobrar nada por isso.

Para que a portabilidade seja feita, o funcionário deve informar ao banco os dados bancários da conta que receberá o salário. A transferência é automática e deve ser feita no mesmo dia do pagamento do salário, no máximo até as 12h.