Quais são os melhores bairros para morar em Cuiabá?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Duque de Caxias I e II
  2. Quilombo
  3. Jardim das Américas
  4. Bosque da Saúde

Conhecida como “cidade verde”, Cuiabá, no Mato Grosso, foi fundada em 1719 por bandeirantes paulistas que exploravam a região central do país. Durante anos a cidade foi uma das mais prósperas do Brasil, como resultado da extração de ouro, que se esgotou ao longo dos anos. Atualmente é o principal centro industrial do estado, tendo a agroindústria como a principal atividade econômica.

Com cerca de 588 mil habitantes, Cuiabá é a 13ª melhor capital do país para se viver, de acordo com um levantamento feito pela empresa de consultoria Macroplan, que avalia segurança, saneamento básico e sustentabilidade.

Com clima tropical úmido, conta com dias quentes a maior parte do ano e temperatura média que varia entre 18º C e 35º C. Conheça a seguir os melhores bairros para se morar em Cuiabá:

Duque de Caxias I e II

Estes são dois dos bairros com os imóveis mais valorizados da cidade. A região tem ruas arborizadas, boas escolas, clínicas, bancos, lojas, bares, restaurantes e está próxima ao Shopping Goiabeiras. Além disso, está perto do Parque Mãe Bonifácia, uma das principais áreas verdes da cidade, com 80 hectares de extensão. O local conta com trilhas para caminhada, áreas para exercícios, área infantil, trilhas para observação da natureza e um mirante com visão de 360º da cidade.

Quilombo

Outra opção de localização próxima ao Parque Mãe Bonifácia, o Quilombo também conta  com boa infraestrutura e diversas opções de lazer, bares e restaurantes. A região abrigava um quilombo no século XIX, e a história conta que Mãe Bonifácia, que hoje dá nome ao parque, acolhia e ajudava os escravos fugitivos orientando para que seguissem pela água do córrego em direção ao quilombo, de maneira que não fossem farejados e encontrados pelos cães dos capitães do mato.

Jardim das Américas

Próximo a duas das principais avenidas da cidade, a Fernando Côrrea da Costa e a Miguel Sutil, o Jardim das Américas é onde ficam os principais shoppings da cidade, além de estar vizinho à Universidade Federal do Mato Grosso e ao zoológico de Cuiabá. É considerada uma das regiões mais nobres da capital mato-grossense.

Bosque da Saúde

Com alguns dos imóveis mais valorizados e uma das melhores qualidades de vida de Cuiabá, o Bosque da Saúde abriga outra grande área verde da cidade, e está próximo ao hospital São Mateus e ao hospital infantil e maternidade Femina.