Quais cursos fazer para se aperfeiçoar profissionalmente?

Por Redação IQ 360

Ascender na carreira é o sonho de todos os profissionais, mas nem sempre o caminho é fácil. A realização de cursos de aperfeiçoamento profissional ajuda a alcançar as metas no médio e longo prazo e traz um autoconhecimento importante na hora de escolher novas posições e pleitear vagas em outras empresas.

Para disputar as melhores vagas do mercado, os especialistas apontam alguns cursos que estão em voga no momento e que podem dar um direcionamento mais assertivo. Confira!

  • Gestão de projetos

Em quase todas as empresas do setor corporativo, a boa gestão de projetos é uma qualificação de destaque. Em todos os departamentos, ter profissionais capazes não apenas de executar, mas também coordenar novos projetos e desafios é um fator decisivo para que a empresa possa ter sucesso em suas metas estratégicas. Se esta é a sua pretensão nos próximos anos, há uma ampla oferta de cursos nesse segmento que merecem uma dedicação especial.

  • Empreendedorismo

Muitas pessoas acreditam que os cursos de empreendedorismo só valem a pena se você abrir a sua própria empresa, mas isso não é verdade. Ter funcionários capazes de pensar novos projetos e estratégias é fundamental para qualquer companhia.

Além disso, cada vez mais, os chefes de destaque são aqueles que gerenciam as suas equipes e, ao mesmo tempo, estabelecem novos desafios para o seu departamento. Portanto, se você tem um perfil criativo e gosta de arriscar em novos projetos, esse tipo de curso é altamente recomendável.

  • Liderança

Profissionais que estão em ascensão na carreira e almejam conquistar postos de chefia deveriam ficar bem atentos aos cursos focados em liderança. Isso porque não basta ser um bom funcionário e entender tudo sobre o seu departamento e a empresa em que você atua.

Quando você assume a cadeira da chefia, é preciso lidar com pessoas de personalidades e temperamentos muito diferentes, todos os dias. Ao mesmo tempo, você precisa manter a sua equipe motivada para que todos alcancem as metas e os objetivos da empresa. Para muitas pessoas, essa tarefa não é exatamente natural e estudar os caminhos de como se aperfeiçoar é uma das formas de ter sucesso.

  • Marketing

O setor de marketing é um dos mais importantes nas empresas há algumas décadas. Isso porque não basta que os produtos e a companhia sejam muito bons no que fazem ou entregam ao cliente ou consumidor final. É preciso que a comunicação seja eficiente para que isso ocorra de fato.

Portanto, saber vender uma marca é uma habilidade que pode ser estudada e exercitada. Para quem precisa perder a timidez e se apresentar de forma mais eficiente, fazendo uma autopromoção da própria carreira, um curso nessa área pode ser muito importante, especialmente para os profissionais autônomos e freelancers.