4 dicas de decoração gastando pouco

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Pintar paredes
  2. Móveis antigos repaginados
  3. Papel de parede
  4. Tapetes e cortinas

Decorar a sua casa pode sair muito mais barato do que você imagina. Para quem acabou de comprar um apartamento ou está querendo repaginar os ambientes, o primeiro passo costuma ser contratar um arquiteto ou decorador para dar dicas e fazer um orçamento.

Esse caminho continua sendo válido, mas se você estiver com um orçamento apertado, vale usar a criatividade e se abrir a novas possibilidades. Confira 4 dicas de decoração gastando pouco

Pintar paredes

Se você olhar para a maioria dos apartamentos, eles costumam ser entregues com uma cor neutra em todos os ambientes. Isso facilita para que o morador possa depois decorá-lo como preferir, sem precisar lixar e recomeçar do zero.

Para dar mais personalidade, você pode escolher uma parede da sala, por exemplo, para pintar de uma cor diferente, mais intensa ou divertida, combinando com os móveis que você pretende colocar ali. No quarto, essa também pode ser uma boa saída, geralmente os decoradores indicam a parede que vai atrás da cama.

Móveis antigos repaginados

Se você tem um armário antigo para as louças, pintá-lo de outra cor também pode dar uma sensação mais moderna ao ambiente. Se você prefere algo mais vintage, também existem profissionais especializados em deixar objetos e móveis com cara mais antiga, porém com técnicas atuais. Às vezes, mudar a cor da sua escrivaninha de madeira ou de uma cadeira antiga da casa já dá um tom totalmente diferente na sua decoração.

Aliás, comprar um móvel antigo e usado pode ser mais barato do que adquirir um novo. Claro que depende do lugar e da qualidade do produto, mas vale a pena visitar antiquários e feiras específicas. Depois de uma simples pintura, lembre-se que ele poderá ficar novinho.

Papel de parede

Outra opção para redecorar a sua casa é usar papel de parede. Os especialistas apontam que eles costumam ser bem mais baratos, especialmente se você vai usá-los em apenas uma das paredes da sala, do quarto ou até da cozinha. Também é possível adaptá-los para alguns móveis. Como ele é autoadesivo, se você não gostar ou enjoar depois de um tempo, poderá trocá-lo sem problemas.

Tapetes e cortinas

Essa dica também é muito válida para quem gosta de ficar mudando a decoração com mais frequência e sem gastar tanto. Investir em tapetes e cortinas ajuda a mudar bastante os ambientes e você pode trocá-los da sala para o quarto e do quarto para a sala. Como são muito versáteis, essa é a principal vantagem. É possível encontrar esses produtos de todos os preços e materiais, portanto vale a pena uma boa pesquisa nas casas do ramo.