6 dicas para guardar mais dinheiro começando hoje!

Por Redação IQ 360

dicas-guardar-dinheiro-hoje

Você é uma daquelas pessoas que sonha em guardar mais dinheiro, mas infelizmente gasta tão descontroladamente que não sabe nem onde foi parar o seu salário? A youtuber Maiara Xavier preparou um vídeo que explica os motivos de você não conseguir juntar mais dinheiro. Ao final, ela te conta 6 dicas para você começar a guardar mais dinheiro ainda hoje! Assista:
 

Defina suas prioridades e liste seus objetivos

É preciso fazer um planejamento respondendo as seguintes perguntas:

  • Quando você quer alcançar seu objetivo?
  • Quanto custa o objetivo?
  • O que é preciso fazer para chegar lá?

Antes de alcançar seu objetivo, você precisa ter todos os seus gastos organizados e bem claros para você. Assim, você sabe para onde vai o seu salário.
Leia: Planilha de gastos: saiba como usar para controlar sua vida financeira!

Deixe seus objetivos a vista

É preciso ter seus objetivos sempre com você. Use um aplicativo, computador, caderno, pasta ou o formato que ficar melhor para você sempre se lembrar dos seus objetivos. É preciso voltar para o seu planejamento e observá-lo para ver se está de acordo com as suas expectativas.
Uma boa prática é sempre separar um pedaço do seu dia para olhar seus objetivos e avaliando o que você pode fazer por ele naquele dia ou no próximo.

Organize seu orçamento mensal

Encontre qual é a melhor forma de organizar suas finanças. Cada pessoa se adapta a um ou mais formatos: aplicativo, planilhas, e por aí vai. O importante é funcionar para você e não ser algo que você deixe de usar com o tempo.
Lembre-se: é você quem decide para onde vai o seu salário.
Ao organizar seu orçamento, é preciso dividi-lo em categorias e o valor para cada uma delas. Ou seja, você terá um valor X para gastar com determinada categoria aquele mês. Por isso, coloque no papel quais são seus gastos mensais para saber quanto separar para cada categoria.

Procure alternativas para tornar seu sonho mais real

Ter confiança e otimismo também ajudam na hora de guardar dinheiro. Evite frases como “para mim é difícil” ou “não dá”. Para se manter animado em relação aos seus objetivos, converse com pessoas que conseguiram guardar dinheiro. Elas podem te inspirar a fazer o mesmo.
Assistir a vídeos ou ler livros de pessoas que conseguiram driblar seus problemas financeiros também são inspiracionais, mesmo que elas não estejam no seu ciclo de amigos e familiares.

Faça uma faxina em casa

Faça uma faxina geral na sua casa e separe o que não vale mais a pena ter. Desse grupo, separe os itens em subgrupos:

  • O que você pode vender?
  • O que você pode doar?
  • O que é lixo?

Elimine tudo o que não faz mais sentido para você e dê um fim adequado para cada item. Mantenha apenas o que é importante e útil na sua vida.

Consumo consciente e gatilhos mentais do bem

Depois de fazer a faxina em casa e se livrar de tudo o que não faz mais sentido, é preciso criar regras para não cair em tentações. Por exemplo: só vai comprar uma blusinha nova se estiver precisando. E, se comprar, vai ter que doar ou vender alguma que já tem.
Defina também valores máximos das suas compras. Por exemplo: vou gastar até determinada quantia comprando um sapato que preciso. Se for maior do que isso, procure outra loja ou espere a promoção.
Coloque em prática essas dicas agora mesmo e mude sua vida financeira de uma vez por todas!