6 dicas para ser mais produtivo no trabalho

Por Redação IQ 360

O excesso de informação que recebemos ao longo do dia geralmente é um dos maiores culpados da baixa produtividade no trabalho. Já nas primeiras horas da manhã, somos alvos das notificações que chegam pelo celular e das notícias sobre o Brasil e o mundo que são cada vez mais instantâneas.

Ao chegar ao trabalho, são as reuniões, solicitações que vão se acumulando na caixa de e-mails a cada hora, os amigos que continuam atualizando os dez grupos de WhatsApp que você nem lembra porque está participando e até ligações insistentes de telemarketing.

Em meio a todo esse caos, estão os prazos apertados, o chefe esperando os resultados prometidos, a família e a saúde que também precisam de uma atenção diária. Será que existe algum caminho para tornar essa rotina menos pesada e mais produtiva, sem esquecer de nada?

Sim, existe! Elencamos algumas dicas que podem melhorar essa jornada:

1 – Faça listas e planeje o seu dia seguinte

Marcar os compromissos na agenda é fácil e todo mundo já está acostumado a prever as próximas reuniões. Mas se você terminou o dia com aquela sensação de que ainda faltou muito a ser feito, o melhor é listar as prioridades de amanhã, começando pelas tarefas mais complicadas. Ao chegar ao trabalho, você já terá objetivos claros e a certeza da urgência em resolvê-los. Deixe as tarefas mais leves para o final da jornada para que o cansaço não seja prejudicial. Riscar o que já foi concluído também traz uma sensação de dever cumprido.

2 – Desative suas notificações

Deixar o celular no silencioso nem sempre é possível. Para quem depende das ligações telefônicas para trabalhar, essa solução nem pode ser cogitada. Mas você já tentou configurar os seus aplicativos para não receber notificações a cada nova atualização? Isso ajuda a manter o foco e diminui o risco de se distrair ao longo do dia. Reserve momentos específicos para verificar e-mails e mensagens, como antes de sair para o almoço, por exemplo. Deixar o celular desconectado da internet também pode ser uma saída para quem não consegue desgrudar do aparelho.

3 – Feche as abas desnecessárias

Você já reparou quantas janelas e abas do navegador estão abertas no seu computador neste momento? Para manter a concentração, mantenha apenas as que realmente precisam ser utilizadas na tarefa que está desempenhando agora. Se não estiver esperando algum e-mail urgente, abra a sua caixa de mensagens apenas quando for necessário. Aproveite para desativar as notificações do computador também. Assim como o celular, os alertas são configurados automaticamente para dispararem a todo o momento.

4 – Foco em cada tarefa

Depois de desativar as distrações eletrônicas, mantenha o foco em uma tarefa de cada vez. Não adianta tentar resolver todas as prioridades ao mesmo tempo. Quanto maior for a sua concentração em cada uma delas, melhor será a sua produtividade no final do dia.

5 – Networking produtivo

Concentrar-se no trabalho. Mas isso não quer dizer que você precisa se isolar completamente para manter o ritmo de produtividade. Trocar ideias com os colegas e os seus superiores pode ajudar a desenvolver novos projetos.

6 – Sono e meditação

Muitos especialistas associam a qualidade do sono à produtividade. Se você dormir bem e em uma quantidade suficiente de horas, a chance de ser mais produtivo no dia seguinte é muito maior. Reservar alguns minutos do dia para meditar, em um lugar silencioso, também contribui para não perder o foco. A sua saúde mental está diretamente ligada com a sua produtividade, não esqueça!