5 dicas para economizar água no banho

Por Redação IQ 360

dicas-economizar-agua-banho

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), cada pessoa precisa cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. Levando em conta este alto uso de água que temos diariamente, é sempre bom saber alguns truques que ajudam a diminuir o consumo de água diário, principalmente durante o banho, que é o momento de maior consumo.
Se você consegue economizar no uso de água, não só o planeta agradece, mas o seu bolso também. Por isso, veja a seguir 5 dicas para conseguir tomar um banho rápido.

Feche o chuveiro enquanto estiver se ensaboando

Essa é a primeira dica para economizar água durante o banho e talvez seja a que mais traz economia. Seja enquanto estiver se ensaboando ou lavando o cabelo, é sempre bom fechar a torneira durante esses momentos, já que a água não é necessária e vai estar apenas sendo desperdiçada. Segundo dados do Governo do Estado de São Paulo, fechar o chuveiro enquanto se ensaboa ou lava o cabelo pode economizar cerca de 80 litros de água a cada banho.

Guarde o excesso de água do chuveiro

Muitos chuveiros precisam passar por uma regulagem de temperatura antes de serem usados, pois levam mais tempo para aquecerem. Se você possui esse tipo de chuveiro, vale a pena usar um balde para coletar o excesso de água nos primeiros momentos do banho: assim você não desperdiça água e pode reaproveitar aqueles litros para outras coisas.
A água coletada pode ser usada para dar descargas, por exemplo, e a quantidade mantida em um balde serve para dar três descargas em média. Levando em conta que a descarga tradicional gasta de 10 a 14 litros em média, ao usar o excesso de água do chuveiro como descarga você acaba economizando de 30 a 42 litros a cada balde.

Tome banho sozinho

Muita gente acha que uma das melhores maneiras de economiza água é dividir o banho com alguém, pensando em dupla o chuveiro só é ligado uma vez e as pessoas economizam água, não é? Entretanto, especialistas afirmam que isso não é verdade, uma vez que o casal acaba gastando muito mais tempo tomando banho juntos do que separados.

Diminua o tempo de banho

Mesmo que seja difícil desligar o chuveiro, é essencial reduzir o tempo de banho se você deseja que a conta de água venha mais barata. Segundo dados do Governo do Estado de São Paulo, se o tempo de banho passar de 15 para 5 minutos, você consegue economizar cerca de 90 litros de água! Por isso, vale a pena ficar atento a quanto tempo você leva em cada banho.
Caso você seja daquelas pessoas que perde a noção do tempo enquanto se ensaboa, uma boa dica é colocar um alarme no seu celular ou ouvir músicas durante o banho: escolhendo duas ou três músicas, você consegue colocar um limite no seu tempo de banho, além de treinar sua voz para o seu próximo show.

Escolha um bom chuveiro

Hoje em dia, há uma grande oferta de chuveiros econômicos para substituir o velho chuveiro a gás que consome muito mais água que o necessário. Especialistas em consumo de água afirmam que um chuveiro elétrico gasta cerca de oito litros por minuto, enquanto os chuveiros a gás ou boiler gastam de 22 a 26 litros de água por minuto. Além disso, você também pode optar por comprar duchas ao invés de chuveiros convencionais, uma vez que a ducha gera uma economia de cerca de 93 mil litros por ano em média.