6 dicas de produtividade para quem faz home office

Por Redação IQ 360

O home office já é uma realidade para muitos profissionais, especialmente os autônomos e freelancers. Para eles, trabalhar em casa tem muitos atrativos e alguns nem pensam em retomar aquela velha rotina diária de passar o dia inteiro dentro de um escritório. Mas a quantidade de informação capaz de desconcentrar o trabalho talvez seja ainda maior para quem está longe dos colegas.

Além das notificações que chegam pelo celular a qualquer horário do dia ou da noite, o excesso de janelas abertas no navegador da internet e os e-mails que não param de chegar também podem comprometer a produtividade. Não é porque você está no seu próprio escritório que esse fluxo desenfreado vai diminuir sozinho.

Para garantir que o seu dia não seja desperdiçado, elencamos algumas dicas:

1 – Reserve um espaço arejado

Nem todas as casas e apartamentos são naturalmente adequados para quem pretende trabalhar na modalidade home office. Na maioria dos casos, é preciso remanejar os espaços para garantir que o silêncio, a luz e a conectividade com a internet sejam os melhores possíveis. Escolher um cômodo arejado também ajuda a manter o ritmo de trabalho mais dinâmico e agradável.

2 – Evite distrações caseiras

Quando estiver focado nas suas horas de trabalho, mantenha a televisão, o rádio ou outros equipamentos eletrônicos desligados. Se a família estiver em casa, é importante combinar previamente os horários e os espaços que vocês vão dividir. Evitar interrupções a cada momento também é essencial.

3 – Planeje o seu dia e a sua semana

Se dentro do escritório é recomendável que os profissionais organizem a sua agenda diária de tarefas, essa dica faz ainda mais sentido para quem quer ser produtivo no home office. Concentre as tarefas mais urgentes no topo da lista e tente prever o que será possível realizar ao longo de toda a semana. Além de contribuir para a produtividade, essa dinâmica estabelece metas para quem nem sempre tem um chefe para cobrar os resultados.

4 – Desative suas notificações

Não é porque você está trabalhando em casa que precisa ficar verificando notificações a cada minuto no celular ou no computador. Concentre-se nas atividades do dia que você listou previamente e mantenha a atenção em uma tarefa de cada vez. Ao trabalhar longe da empresa, o seu foco precisa ser ainda mais efetivo. Se possível, deixe o celular no silencioso e reserve momentos específicos para verificar e-mails e mensagens. Mas cuide para que esse intervalo não comprometa o seu tempo além do necessário.

5 – Networking produtivo

Trabalhar longos períodos dentro de casa às vezes compromete a sua vida social. Reserve algumas horas da sua semana para marcar reuniões presenciais. Um café com um colega de profissão ou amigo pode ajudar a ter novas ideias e até desenvolver outros projetos em conjunto, futuramente. Mantenha essa rede de contatos ativa.

6 – Não esqueça da saúde!

Um ponto de atenção para quem passa muitas horas trabalhando longe de um escritório formal é a saúde. É muito comum alguns freelancers trocarem o dia pela noite, emendando muitas horas sentados em frente ao computador, com poucas horas de sono. Reserve um período do seu dia para alguma atividade que exija ao menos uma rápida caminhada fora de casa. Às vezes alguns minutos longe da tela ajudam a solucionar um problema e aumenta a produtividade. Fazer uma das refeições em outro ambiente também pode ser uma boa saída.