Qual a diferenças entre a Quina e acertar 5 números na Mega-Sena?

Resultado da Mega-Sena

4536404456

Realizado em 15/07/2018

Seja o primeiro a receber o resultado dos sorteios da Mega-Sena

Índice de Conteúdomenu

  1. Diferenças
  2. A estatística
  3. Em qual apostar?

O tradicional jogo da Quina consiste em apostar cinco dezenas para tentar acertar as que serão sorteadas. Entretanto, também é possível ganhar uma premiação com cinco números acertados no jogo da Mega-Sena.

Embora isso posso parecer praticamente a mesma coisa, a verdade é que as estatísticas que cercam o acerto máximo na Quina e o acerto da “quina” no jogo da Mega-Sena são diferentes.

Diferenças entre a Quina e a Mega-Sena

Ambos os jogos são organizados pela Caixa Econômica Federal e possuem uma mecânica semelhante. Um grupo de dezenas é assinalado pelo apostador e, para que haja premiação, é preciso que seja acertado um mínimo de dezenas após um sorteio.

Na Mega-Sena, pelo menos seis números são marcados e seis são sorteados. Na Quina, no entanto, aposta-se no mínimo cinco números, e são sorteadas outros cinco, para checagem dos vencedores.

Há, no entanto, algumas outras diferenças cruciais nesses dois jogos, tanto em relação às regras quanto à mecânica:

• Na Mega-Sena, o jogador escolhe seis dezenas a partir de um total de 60 disponíveis
• Na Quina, escolhe-se cinco dezenas pelo menos, porém dentro de um total de 80 dezenas disponíveis
• Os sorteios da Quina são mais frequentes e o valor de aposta menor, logo as premiações são menos agressivas

Nessas regras, está a razão fundamental pela qual acertar cinco números na Mega-Sena é completamente diferente de acertar o máximo de dezenas na Quina.

A estatística

Ao apostar na Mega-Sena com seis dezenas em um bilhete, um apostador tem chances aproximadas de 1 em 50 milhões de ganhar o prêmio máximo. Na Quina, para acertar os cinco números com um só bilhete e cinco dezenas marcadas, o apostador incorre em chances de 1 em 24 milhões.

Contudo, as probabilidades do mesmo apostador da Mega-Sena acertar cinco das dezenas sorteadas com uma aposta simples é substancialmente maior do que as chances de acertar o total na Quina.

Por quê? Bem, há dois motivos para isso:

• Em primeiro lugar, o jogo da Quina envolve probabilidades calculadas sobre um total de 80 dezenas que podem ser sorteadas, ao invés das 60 da Mega-Sena
• Em segundo lugar, ao jogar na Mega-Sena, escolhe-se seis dezenas – seria o mesmo que jogar na Quina, por exemplo, porém marcando 6 e não 5 dezenas por cartão

Por essas razões, embora as chances de abocanhar o prêmio mais alto na Quina sejam de 1 em 24 milhões, as chances de acertar cinco números sorteados com um cartão simples na Mega-Sena são de 1 em 154,5 mil. Isso quer dizer que acertar cinco números na Mega-Sena é aproximadamente 155 mais fácil do que ganhar a Quina com um único bilhete jogado.

Parece estranho, mas matematicamente é simples. Aliás, é por esse motivo que os prêmios distribuídos, em valor, são também bem menores quando acerta-se cinco dezenas num jogo da Mega-Sena.

O prêmio máximo da Quina envolve, por vezes, alguns milhões de reais. Prêmios da Mega-Sena para quem acerta cinco dezenas raramente ultrapassam R$ 40 mil ou R$ 50 mil.

Entretanto, se fizermos as contas, veremos que em termos estatísticos os lucros versus probabilidades tornam o jogo da Mega-Sena mais vantajoso. É 155 vezes mais fácil acertar as cinco dezenas, mas os valores de prêmios são apenas 10 ou 20 vezes menores.

Em qual apostar?

A vantagem da Quina é sua maior periodicidade. Como há sorteios diários, estratégias que envolvam a aposta de números ou sequências recorrentes são melhor desenvolvidas nesse tipo de jogo.

Entretanto, quando falamos em probabilidades em relação aos ganhos, a Mega-Sena, mesmo para quem é premiado com a quina, oferece chances maiores para um apostador médio. Quando passamos a bolões, a Mega-Sena ganha ainda mais vantagens, pois geralmente a compra de bilhetes com mais dezenas marcadas na Mega-Sena, por bolões, tendem a criar probabilidades ainda mais favoráveis para a Mega-Sena, contra o jogo da Quina.