O que é DOC?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Como faço um DOC?
  2. Quanto tempo demora para creditar o dinheiro transferido?

Poder fazer transferências entre bancos diferentes é mais que uma facilidade, é uma questão de segurança, uma vez que você não precisa sacar dinheiro de um banco e ir depositar em outro.

Uma das mais conhecidas modalidades de transferência de dinheiro é Documento de Ordem de Crédito, ou DOC.

É importante ressaltar que não há limite mínimo para a transferência, mas existe um limite máximo de R$ 4.999,99 por DOC. Esta modalidade de transferência só pode ser feita por instituições autorizadas pelo Banco Central

Os bancos cobram uma tarifa para a prestação do serviço e o valor varia entre as instituições financeiras.

Como faço um DOC?

Fazer um DOC é simples e pode ser feito direto na boca do caixa, nos caixas eletrônicos, pela internet ou por telefone.

Uma dica é sempre que possível evitar fazer o DOC direto na boca do caixa, pois neste caso a taxa cobrada é mais alta. Por isso, se você puder e conseguir, é sempre melhor fazer pela internet, aplicativo específico do banco ou telefone, para ter um custo mais baixo durante a transação, além da comodidade.

No site do Banco Central é possível ver as tarifas cobradas pelos bancos.

Você vai precisar do nome completo da pessoa ou a razão social da empresa que receberá o crédito, do CPF ou CNPJ, número do banco, da agência bancária e número da conta.

Se você não sabe ou se está em dúvida quanto ao número do banco, no site da Federação Brasileira de Bancos (Fenabran) você encontra esta informação.

Outra opção é fazer o agendamento para transferência via DOC, mas é preciso ligar na sua agência para confirmar se este serviço está disponível na sua conta.

Se houver alguma divergência nas informações fornecidas no pedido de DOC é feito o cancelamento automático. Neste caso o dinheiro retorna para sua conta em dois úteis.

As transferências por DOC só poderão ser feitas em dias úteis. Ou seja, sábado, domingos e feriados não contam para este tipo de transação.

Quanto tempo demora para creditar o dinheiro transferido?

A transferência de dinheiro via DOC demora um dia útil para ser creditada na conta do destinatário, isso se a transferência for feita até às 21h59. Depois desse horário o dinheiro só entra na conta no segundo dia útil.

Se o DOC for programado para as 21h de segunda-feira, por exemplo, o recebedor poderá contar com o dinheiro na terça-feira, mas, se o DOC for programado para as 23h de uma segunda-feira, os valores serão creditados na conta da pessoa que vai receber somente na quarta-feira, isso se não tiver nenhum feriado neste período.

Se você está em dúvida se o DOC é a melhor opção para a transferência de dinheiro talvez você deve saber a diferença entre esta modalidade e a TED. Confira qual a diferença entre TED e DOC.