5 dicas para economizar comprando roupas baratas

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Faça uma lista das roupas que precisa comprar
  2. Faça compras com tempo e pesquise
  3. Procure promoção na loja física e online
  4. Compre roupas fora da estação
  5. Deixe passar as festas

Comprar roupas pode ser uma aventura maravilhosa ou uma verdadeira catástrofe. Se você acabar gastando com peças muito caras e que não vai conseguir usar depois, aí a frustração é completa. Com a chegada de muitas lojas de departamento estrangeiras ao Brasil, a concorrência aumentou e a necessidade de pesquisar cada vez mais, também.

Para não arruinar o seu orçamento com vestuário, confira as dicas dos especialistas:

Faça uma lista das roupas que precisa comprar

Olhar o próprio guarda-roupa antes de sair para as compras é uma dica inicial bem importante. Algumas pessoas acreditam que as listas só servem para o supermercado ou para a farmácia. Mas para as roupas também é fundamental.

Prove algumas peças antes de sair, aproveite para descartar o que não serve mais e tente imaginar o que poderia combinar com o que você já tem. Mesmo que você saiba que está precisando de calças, esse exercício é importante para planejar quais modelos, cores e tecidos ficariam bons com as camisetas ou casacos que você já possui. Com isso, você pelo menos evita de ter que trocar depois e otimiza o seu tempo.

Faça compras com tempo e pesquise

Se você saiu disposto a fazer compras, não vá correndo. Entre em todas as lojas do shopping que oferecem as peças que você está procurando. Às vezes, percorrer as lojas de departamento que estão em andares diferentes compensa muito. E ao chegar a cada uma, vá direto ao item que está buscando.

Se você prefere as lojas convencionais, vasculhe as peças que estão no fundo. É muito comum que as mais caras fiquem logo na entrada, para atrair a compra por impulso. Peça ajuda ao vendedor e diga exatamente o que está buscando. Se ele trouxer algo a mais, reforce que não quer nada além do que foi pedido.

Procure promoção na loja física e online

Nas lojas de departamento são muito comuns as araras com roupas na promoção. Nem sempre tem o que você está procurando exatamente. Algumas peças são até da coleção antiga, mas para quem está querendo economizar, não tem problema, certo?

Vale a pena dar uma boa olhada também no site da loja, principalmente se ela vende as roupas no e-commerce. Às vezes é possível encontrar peças muito interessantes e a preços muito em conta. Contudo, é recomendável que você já conheça bem a sua numeração na loja, já que o processo de devolução de compras online pode ser um pouco chato.

Compre roupas fora da estação

Quem acaba deixando para comprar roupas de verão no verão, ou de inverno no inverno, sabe: a oferta de produtos e modelos é muito maior, mas os preços também são bem mais salgados. Se você sabe que está precisado de uma bota nova ou um casaco especial para combinar com aquela calça, comece a procurar no outono. Se precisa de um biquíni novo, é melhor começar a procurar no início da primavera.

Deixe passar as festas

Em novembro e dezembro, a maioria dos consumidores aproveita a chegada do 13º salário para garantir os presentes de Natal e ainda leva alguma roupa nova para vestir no dia ou depois. Mas lembre-se: passadas as festas, sempre chegam as promoções, entre os meses de janeiro e março. Deixe para comprar nessa época, a economia será muito maior.