7 dicas para economizar energia elétrica

Por Diana Ribeiro

economizar-energia-eletrica

Com a bandeira tarifaria – quase sempre – vermelha e a conta de energia elétrica cada dia mais cara, economizar é a melhor opção para não pagar uma fortuna ao final do mês. Por isso, separamos 7 dicas para te ajudar a pagar menos na conta de luz. Confira!
1- Diminuir o tempo no banho
Você sabia que água quente pode consumir até 25% do valor da conta de luz? Pois é, depois dessa informação você pode repensar o seu tempo de banho. Sabemos que a hora de tomar banho é um ótimo momento para relaxar, mas essa prática pode estar prejudicando as suas finanças, então melhor dá uma reduzida, né?
2- Mude a temperatura do chuveiro
Não adianta nada reduzir o tempo no banho se a temperatura do chuveiro estiver errada, não é? Todos os chuveiros têm pelo o menos duas opções de temperatura – verão e inverno ou quente e morno. O que você precisa saber é que quanto maior a temperatura, mais energia elétrica será consumida. Então, não deixe o chuveiro no “quente” se está verão, em alguns lugares do Brasil faz tanto calor que é possível tomar banho com a temperatura “fria” do chuveiro e economizar energia elétrica enquanto se refresca.
3- Troque as lâmpadas
A hora de escolher as lâmpadas é muito importante, pois dependendo do tipo de lâmpada você irá gastar mais ou menos na energia elétrica. As lâmpadas de LED são a melhor opção, pois são 80% mais econômicas do que as lâmpadas incandescentes e 30% mais do que as fluorescentes. E lembre-se, lâmpadas de maior potência consomem mais energia, ou seja, se não precisar de muita iluminação em um determinado cômodo, opte por uma lâmpada menos potente.
4- Apague a luz quando sair
Essa dica é básica e você já deve ter ouvido muito dos seus pais quando era criança. Isso mesmo, quando você sair de um cômodo, não esqueça de apagar a luz. Criar o hábito de só deixar a luz acessa em locais que tenha alguém ajuda (e muito) a economizar energia elétrica.
5- Desligue aparelhos da tomada
Quantos aparelhos sem uso estão na tomada da sua casa nesse momento? Tv, micro-ondas, computador, fogão, etc. Todos esses aparelhos estão em stand by, ou seja, sem uso. No entanto, estão consumindo energia. Desligando esses aparelhos eletrônicos da tomada você economiza mensalmente na conta de energia elétrica.
6- Deixe geladeira bem fechada
Antes de sair de casa ou antes de ir dormir, principalmente, verifique se a geladeira está bem fechada. Se por acaso, a geladeira ficar um pouquinho aberta, imagina só o gasto desnecessário de energia elétrica. Além de economizar, esse hábito evita que os alimentos estraguem rapidamente.
7- Separe um dia para lavar as roupas
A máquina de lavar roupas também é uma das vilãs na conta de energia elétrica, por ficar ligada por um grande período de tempo acaba consumindo muito. Então, uma boa dica é deixar acumular as roupas e lavar tudo em um mesmo dia, pois assim a máquina só é usada uma vez.