4 dicas para economizar quando fizer uma festa em casa

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Defina a data e o número de convidados
  2. Compre nos atacados ou pesquise promoções
  3. Convidados levam a bebida
  4. Festa de dois ou mais

Fazer uma festa em casa quase sempre sai mais barato do que alugar um espaço ou fechar um restaurante. Mas, para isso, é preciso ter alguns cuidados. Mesmo se for um encontro familiar, mais informal, dependendo do que você resolver oferecer e o número de convidados, essa solução pode se transformar em um grande pesadelo e ainda arruinar com o seu orçamento.

Confira algumas dicas dos especialistas:

Defina a data e o número de convidados

Essa dica inicial pode parecer um tanto óbvia ou até meio desnecessária. Mas se você prestar a atenção, verá que será muito útil.

Se a festa for de aniversário, o quanto antes você puder começar a se organizar, melhor. O número de convidados pode dobrar ou triplicar quando você fizer uma lista oficial. Leve em conta também que cada convidado poderá chegar com um acompanhante pelo menos.

Se o encontro for mais casual, tente preparar tudo com ao menos uma semana de antecedência. Isso dá tempo para os convidados se programarem, avisarem quantas pessoas a mais eles levarão, e se conseguem levar alguma bebida ou comida. Com isso, você também evita de comprar produtos a mais sem necessidade. Com o número de convidados mais ou menos fechado, verifique se você precisará fazer na sua casa ou no salão de festas.

Compre nos atacados ou pesquise promoções

Essa dica vale tanto para festas grandes quanto pequenos encontros de amigos. Depois de definir a data e o número de pessoas, tente comprar as bebidas, os pratos descartáveis, guardanapos e outros itens em atacados. Alguns supermercados oferecem promoções para combos de festas. Aproveite para economizar nesses produtos.

Se decidir fazer a comida em casa, esses estabelecimentos também são ideais para você comprar ingredientes mais genéricos em grande quantidade. Economize nessa parte e deixe para investir um pouquinho mais naquilo que realmente vai fazer a diferença no seu prato principal.

Convidados levam a bebida

Em festas de adultos, é comum combinar com os convidados que o anfitrião ofereça a comida e cada convidado traga uma quantidade de bebidas, alcoólicas ou não. Ou então, o dono da casa oferece apenas o espaço e os amigos dividem entre si os comes e bebes. Não é deselegante e acaba ficando bem econômico para todos.

Festa de dois ou mais

Se a ideia é reunir os amigos para o seu aniversário e o grupo é bastante grande, tente lembrar se mais alguém não está aniversariando em uma data próxima. Ou mesmo o namorado ou a esposa de algum deles. Fazer uma festa compartilhada, em que vocês possam dividir os gastos entre dois ou mais aniversariantes, pode ser um jeito divertido e muito prático para economizar nessa celebração. Sem contar que os amigos não vão correr o risco de ter que escolher entre uma festa ou outra.