Faculdades que dão até 100% de bolsa

Por Redação IQ 360

faculdades-bolsas-100-porcento-gratuita

Estudar em uma universidade pública é o sonho da maioria dos estudantes brasileiros. Mas para entrar em uma delas é preciso atingir uma nota muito alta no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou no vestibular aplicado pela própria instituição. E como as vagas para ingressar nessas faculdades são escassas, a grande maioria dos jovens acaba tendo que recorrer às universidades particulares, onde as mensalidades estão cada vez mais caras.
Com essa realidade, o governo federal investiu no Programa Universidade para Todos (ProUni), pelo qual os estudantes de baixa renda podem estudar em uma faculdade com bolsa de 50% ou 100%. Instituições de norte a sul do país abriram suas portas para esses novos alunos a partir desse incentivo do governo, mas somente as universidades reconhecidas e com boa avaliação no Ministério da Educação (MEC) puderam ingressar e oferecer novas vagas.

Como funciona o ProUni

Os estudantes interessados em bolsas de faculdades particulares precisam atingir alguns pré-requisitos. O primeiro deles é ter feito o Enem e conquistado uma média acima de 450 pontos, sem a possibilidade de zerar a redação. Os alunos com as melhores notas também acabam tendo mais chances de conseguir a bolsa. Outro critério fundamental é a renda familiar mensal. Para bolsas integrais, só podem concorrer aqueles em que cada pessoa da família não receba mais do que um salário mínimo e meio. As bolsas parciais (de 50%) são concedidas para os candidatos em que cada membro da família receba até três salários mínimos. Outro requisito é ter cursado o Ensino Médio em escola pública ou em escola particular com bolsa.

Universidades que oferecem bolsas

Em todo o Brasil, existem instituições ligadas ao ProUni e que oferecem bolsas de 100% do valor da mensalidade. Segundo o MEC, estas são algumas delas:

  1. Centro Educacional Anhanguera
  2. Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL)
  3. Universidade de Franca (UNIFRAN)
  4. Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)
  5. Centro Universitário do Distrito Federal (UDF)
  6. Faculdade Pitágoras
  7. Universidade Anhembi Morumbi (UAM)
  8. Universidade Estácio de Sá
  9. Universidade Norte do Paraná (UNOPAR)
  10. Mackenzie
  11. PUC-Campinas