Os 4 melhores bairros para morar em Florianópolis

Por Redação IQ 360

Habitada originalmente por índios tupi-guaranis, a região de Florianópolis só passou a ser colonizada em 1675, com Francisco Dias Velho –  se mudou para a região com sua família e agregados. Com o aumento do fluxo de paulistas para outros pontos do litoral e ocupação militar estratégica por portugueses nos anos seguintes, a então vila foi elevada à categoria de cidade e tornou-se capital da Província de Santa Catarina, em 1823.
Reconhecida por sua beleza natural e inúmeras praias, Florianópolis foi eleita pela Consultoria Macroplan a segunda melhor capital para se viver no país. O levantamento levou em consideração índices de educação, saúde, sustentabilidade e segurança.
Confira a seguir alguns dos melhores bairros para morar na cidade.

Jurerê Internacional

Bairro nobre que abriga uma das praias mais famosas e badaladas do município. Apesar de distante da região central, apresenta uma boa infraestrutura para os moradores, com ampla rede de comércio e serviços, boas escolas, áreas de lazer e o Shopping de Jurerê. Com ruas bem arborizadas, é uma das regiões mais seguras para se viver em Floripa, e comparado por muitos a Miami, graças ao estilo arquitetônico luxuoso e a harmonia entre natureza e urbanização.

Campeche

Ao sul da cidade, tem uma das praias preferidas dos surfistas e praticantes de esportes radicais. Com ruas arborizadas, possui diversos condomínios de luxo e conta ainda com centros culturais e comerciais.

Bairro dos Ingleses

Um dos mais populosos da cidade, o bairro dos Ingleses oferece uma das melhores infraestruturas da ilha, com diversas opções comerciais e de lazer. Próximo ao centro da cidade, já foi eleito por revistas especializadas como o melhor lugar para morar em Florianópolis. A praia dos Ingleses tem águas calmas, mornas e azuis, ideais para banho.

Agronômica

Bairro ideal para famílias, pois está próximo a lojas, mercados, escolas e ao Hospital Infantil Joana de Gusmão e o Hospital Nereu Ramos. Ao norte do Morro da Cruz, é onde fica o Palácio da Agronômica, residência oficial do governador do Estado de Santa Catarina.

Coqueiros

Bairro nobre de Florianópolis, Coqueiros também é um dos mais tradicionais da cidade. Localizado na porção continental da cidade, é necessário atravessar a ponte para chegar ao centro. Mas, não se deixe enganar, a região também tem boa infraestrutura urbana, com bares, restaurantes e é a sede de vários órgãos públicos como a Guarda Municipal, Polícia Militar ambiental, Instituto Federal de Santa Catarina, entre outros.

Itacorubi

Próximo ao centro da cidade, está próximo a diversas facilidades urbanas de comércios e serviços, além de estar perto do principal campus da Universidade do Estado de Santa Catarina. Também abriga uma das principais áreas verdes da capital, o Parque do Manguezal do Itacorubi, considerado o maior manguezal do mundo. Seu nome é derivado do tupi-guarani e significa “rio das pedras esparsas”.