Gerenciador financeiro: saiba o que é e quais são os mais usados

Índice de Conteúdomenu

  1. O que é um gerenciador financeiro?
  2. Por que usar um gerenciador financeiro?
  3. Como usar o gerenciador de orçamento?
  4. 5 gerenciadores financeiros mais usados

Se você não sabe para onde vai o seu dinheiro está na hora de começar a se organizar financeiramente. Utilizar um gerenciador financeiro é uma ótima opção se você quer se planejar. Nesse artigo te explicaremos o que é um gerenciador financeiro, porque vale a pena e quais os mais usados. Confira!

O que é um gerenciador financeiro?

O gerenciador financeiro é uma ferramenta que te ajuda a administrar a sua vida financeira. As empresas compram software especializados para isso, mas para as finanças pessoais um bom aplicativo já é suficiente e cumpre bem a função de organizar o orçamento.

O gerenciador financeiro tem a mesma função que uma planilha de orçamento: controlar melhor os seus gastos. No entanto, a diferença é que o gerenciador é um aplicativo para celular. Desta forma, você pode escolher quais dos dois é mais prático para a sua rotina.

Por que usar um gerenciador financeiro?

Utilizar o gerenciador financeiro é importante por dois motivos: primeiro para organizar as suas finanças e segundo para planejar melhor o que fazer com o seu dinheiro. A melhor forma de controlar suas finanças é monitorá-las de perto e o gerenciador te ajudará a ter melhor controle das suas finanças.

Com um gerenciador financeiro é possível visualizar todos os seus gastos de forma prática e intuitiva. Assim fica mais fácil perceber o que está sendo gasto desnecessariamente. Com um orçamento controlado, também é possível planejar uma reserva financeira para casos de emergências e investir uma parte do seu dinheiro para realizar aqueles sonhos que tanto planejou, mas nunca saíram do papel.

No entanto, fique esperto! Não basta apenas baixar o app no seu celular, preencher uma vez e nunca mais olhar. Para que o gerenciador financeiro seja eficiente é preciso que você o mantenha sempre atualizado, pois só assim poderá acompanhar mês a mês a evolução do seu patrimônio.

Como usar o gerenciador de orçamento?

Cada aplicativo tem “uma cara” diferente, mas todos servem para a mesma: te ajudar a organizar o seu orçamento. No geral, após baixar o app no seu smartphone, você deve se cadastrar e depois começar a preencher as suas receitas e despesas.

As receitas são todas as fontes de renda que você possui: seu salário, rendas extras, rendimentos de investimentos ou qualquer outro tipo de renda. E as despesas são todos os seus gastos, desde os gastos fixos (aluguel, alimentação, transporte, água, luz, internet, etc) até os gastos variáveis (passeios, manutenção de casa, presentes e afins).

Tome cuidado na hora de preencher para não se esquecer de nenhuma despesa, pois isso prejudicará a veracidade das informações e você vai ter dificuldade em saber com o que exatamente está gastando.

Ao final do mês você consegue ver o quanto de dinheiro entrou, o quanto de dinheiro saiu e o saldo restante. Com isso, é possível analisar se o seu orçamento está controlado, além de poder visualizar com o que está gastando de mais ou de menos.

5 gerenciadores financeiros mais usados

O melhor gerenciador financeiro é aquele que você de fato usa. Avalie qual app tem a melhor usabilidade e é mais prático para você. Todos os aplicativos têm o mesmo objetivo e são bastante intuitivos.

Listamos os 5 aplicativos mais usados e com melhores avaliações na Play Store e na Apple Store. Confira!

  • Guia Bolso
  • Mobills
  • Organizze Finanças
  • Minhas economias
  • Meu dinheiro