Se hospedar em hostel é seguro?

Por Redação IQ 360

hostel-seguro

Os hostels estão caindo cada vez mais no gosto dos turistas e isso em qualquer lugar do mundo.  Basta uma busca simples no Google para perceber o crescimento deste tipo de hospedagem.
Isso porque os donos e gestores dos hostels têm se especializado cada vez mais e unem localização, conforto e limpeza com um excelente custo-benefício.
Mas o crescimento desta modalidade de hospedagem levanta uma questão importante: é seguro ficar hospedado em um hostel?
A resposta é sim, mas como qualquer tipo de hospedagem, existem hostels muito bons e outros que deixam a desejar.
Por isso, a dica é vasculhar vários sites, buscar avaliações e experiências de outros hóspedes, que podem te dar um excelente parâmetro do hostel que você quer ficar.  Bons hostels devem oferecer o mesmo nível de limpeza e segurança que qualquer hotel.
Em sites de viagens como Booking e o TripAdvisor é possível ver fotos e conferir avaliações, além de fazer reserva. Se você tiver paciência para fazer uma boa busca é possível conseguir reservar um hostel barato, bem localizado e bem avaliado em qualquer lugar do mundo.

Como é a estrutura de hostel?

No hostel há alguns tipos de acomodações: quarto coletivo, para duas pessoas ou individual.
Se você não é fã de compartilhar o quarto com várias pessoas que não conhece, pode reservar quartos menores.
Mas se você é do tipo que adora galera, pode ficar sem preocupação em quartos comunitários, pois os registros de roubos ou outros problemas do tipo são bem baixos.
Os quartos comunitários podem ser mistos, femininos ou masculinos e comportar 4, 6, 8 10 ou até mesmo 16 pessoas, dependendo da estrutura do hostel. A vantagem é que quanto maior a quantidade de camas no quarto, menor é o preço.
Além das camas, que em 99% das vezes são beliches, os quartos comunitários oferecem um armário individual, mas o cadeado é por sua conta. É possível que você encontre ao lado de cada cama uma tomada e luz individual, mas isso não é padrão.
Um grande diferencial comparado a pousadas e hotéis é que nos hostels a cozinha é compartilhada e é comum ficar lotada em horário de pico. Usar a cozinha do hostel para cozinhar a própria comida ajuda muito a economizar.
Os banheiros também são compartilhados. A estrutura varia de local para local, mas pode ser dentro do próprio dormitório ou externo se parecendo com um vestiário.

O que vou encontrar em um hostel?

Os hostels hoje são bem parecidos com pousadas quando se fala de estrutura.
Mas não espere os mesmos mimos de hotéis. Você provavelmente não encontrará toalhas no banheiro e nem sempre o café da manhã está incluso na diária.
Mas quase sempre você terá direito a jogo de lençol, travesseiro e cobertor, por exemplo. Para não ser pego de surpresa, na hora de reservar confira o que está incluso.

Dica de ouro

Independente da estrutura, do tamanho, do conforto e da qualidade no atendimento do hostel, você é responsável pela sua segurança, então não deixe a mostra nenhum objeto de valor como joias, smartphones, computadores e dinheiro.
Se você tomar estes cuidados é só aproveitar a hospedagem, pagando preços acessíveis e ainda com grandes chances de fazer novos amigos!