Quanto custa fazer um intercâmbio de 6 meses no Canadá?

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Visto no Canadá
  2. Destinos no Canadá
  3. Moradia no Canadá
  4. Curso no Canadá
  5. Despesas no Canadá

Seu sonho é fazer um intercâmbio no Canadá? Confira essas dicas financeiras para morar e estudar no país por seis meses:

Visto no Canadá

O Canadá é um dos países preferidos pelos brasileiros para intercâmbio, mas é preciso pedir um visto de estudos para quem pretende permanecer seis meses no país. O pedido deve ser feito em uma embaixada ou consulado no Brasil, com no mínimo dois meses de antecedência da viagem.

Durante o processo, é preciso comprovar condições financeiras suficientes para ao período em que vai permanecer no país, em média CAD$1.000 por mês, além de apresentar os documentos necessários e pagar a taxa de CAD$150.

Destinos no Canadá

Por ser um país bilíngue, você pode optar por estudar inglês ou francês em território canadense. Vancouver, Toronto, Montreal e Ottawa são os principais destinos para aprender inglês, e o custo de vida vai variar bastante entre elas. Vancouver e Toronto são as duas mais caras do país, e Ottawa é a opção mais barata, com custo de vida 13% menor e aluguel até 62.85% mais barato. Para aprender francês o destino é a província de Quebec, colonizada por franceses. A capital, Montreal, é a segunda maior cidade do mundo com população que fala o idioma, atrás apenas de Paris.

Moradia no Canadá

Ao contratar um intercâmbio com uma agência especializada, há a possibilidade de ficar em casa de família, onde estará incluso os gastos com uma ou duas refeições, ou residência estudantil. Mas, se preferir alugar um apartamento por conta própria pode precisar desembolsar em Vancouver, entre CAD$900 a CAD$1.800, dependendo do bairro.

Curso no Canadá

O valor final do curso vai depender do padrão da escola, tipo (se normal, especializado ou voltado a exames de proficiência) e quantidade de horas/aula, que pode variar entre 15 e 40 horas por semana. Algumas escolas oferecem opções de moradia junto com o pacote, o que geralmente sai mais caro do que alugar por conta própria. Uma dica é contratar a hospedagem do curso por 1 mês, e depois buscar um local mais barato. Também existem modalidades de curso que oferecem o pacote de estudo + trabalho, com um visto que permite trabalhar pelo período em que estuda no país, um pacote que inclua um curso de 24 semanas com 4 semanas de acomodação e transfer na chegada custa em média R$30 mil, dependendo da escola e cotação do dólar, sem passagem incluída.

Despesas no Canadá

Saiba que os maiores e indispensáveis gastos serão com visto, curso, moradia e seguro saúde. Mas, inclua em seu planejamento de gastos os valores que pretende gastar com alimentação, transporte e lazer. O transporte público funciona bem no Canadá e comprar bilhetes com planos mensais pode sair mais barato do que bilhetes diários, em Vancouver o valor pode variar e acordo com a zona da cidade em que está hospedado, mas deve ficar entre CAD$91 e CAD$141.