5 formas de lavagem de dinheiro usadas por criminosos e corruptos

Por Redação IQ 360

Índice de Conteúdomenu

  1. Como funciona a lavagem de dinheiro?
  2. Trabalho de formigas
  3. Empresas de fachada
  4. Compra de joias e obras de arte
  5. Paraísos fiscais
  6. Prêmio de loteria

Lavagem de dinheiro é um processo que tem o objetivo de evitar que recursos ilegais sejam descobertos. Ou seja, lavar dinheiro significa transformar grana obtida de forma criminosa em dinheiro limpo, disfarçando sua origem.

Portanto, quando alguém ganha muito dinheiro de forma ilícita, como por exemplo com tráfico de drogas, venda ilegal de armas, contrabando e propinas, não é possível sair usando a quantia sem ter como comprovar sua origem. É necessário criar algumas “estratégias” para evitar suspeitas da Receita Federal ou da polícia.

Como funciona a lavagem de dinheiro?

Para burlar a lei e lavar dinheiro, criminosos e corruptos usam dos mais diversos recursos. Essas pessoas não medem esforços para tentar ocultar suas atividades ilegais e “purificar” seus recursos para que eles aparentem ter origem lícita. O objetivo final é fazer com que o sistema financeiro absorva todo esse dinheiro naturalmente, sem levantar suspeitas. As táticas são muitas, mas vamos citar alguns exemplos mais comuns para facilitar o entendimento.

Trabalho de formigas

Quando o dinheiro de algum crime ou corrupção é dividido entre várias pessoas e elas vão gastando pouco a pouco, sem chamar atenção.

Empresas de fachada

Quando criminosos utilizam o nome de um “laranja” para abrir uma empresa. Assim eles vão jogando o dinheiro sujo na conta da empresa como se ele tivesse sido obtido com vendas ou prestação de serviços.

Compra de joias e obras de arte

Normalmente, as pessoas que comercializam objetos de altíssimo valor, como joias, pedras preciosas e obras de arte, não questionam a origem do dinheiro recebido. Depois é só revender as peças e limpar a grana.

Paraísos fiscais

Criminosos e corruptos costumam comprar empresas em paraísos fiscais – que são países que garantem sigilo de todas as movimentações financeiras de seus bancos. Desta forma, é muito difícil rastrear quem é o dono da empresa e quanto dinheiro é movimentado. Depois é só reinvestir o dinheiro da empresa nos bancos do Brasil.

Prêmio de loteria

Quando alguém influente consegue obter acesso ao nome do ganhador de um alto prêmio de loteria. O criminoso procura essa pessoa e oferece um montante maior que o prêmio para que o sortudo venda seu bilhete. Com o bilhete em mãos, o criminoso recebe o valor do prêmio, e neste momento recebe na sua conta um dinheiro totalmente limpo e legal.